Toyota e Panasonic desenvolvem baterias em conjunto

17/12/2017

Já após o anúncio desta cooperação ficou a saber-se que pelo menos uma outra marca,a Suzuki, poderá ter interesse em adquirir futuramente as baterias desenvolvidas em conjunto pela Toyota e Panasonic.

Foi estabelecida um novo acordo de cooperação que poderá significar uma aposta mais forte da Toyota no mundo dos veículos elétricos, complementando a sua já vasta oferta nos híbridos. Isto porque a marca nipónica assinou um acordo para o desenvolvimento conjunto de baterias com a Panasonic. Esta será uma cooperação com benefícios para as duas partes, já que além de facilitar a aposta da marca nipónica nos veículos de emissões 0 (algo que já era antevisto pela criação de uma divisão específica para estes modelos) também será importante para que a sua parceira possa consolidar a liderança que tem no fornecimento de baterias para o sector automóvel.

O foco está no desenvolvimento de uma bateria prismática, que se distingue por ter um formato retangular em oposição dos moldes circulares também utilizados. Algo que deverá facilitar a expansão da mobilidade elétrica, pela facilidade de integração nas atuais arquiteturas. E não apenas para a marca liderada por Akio Toyoda. A Suzuki, por exemplo, já explicou que apesar de não integrar este projeto poderá estar interessada em ser uma futura cliente e adquirir as baterias desenvolvidas em conjunto pela Toyota e Panasonic.

Para a Panasonic é extremamente importante a cooperação nas baterias com um dos maiores fabricantes mundiais (a Toyota luta pelo lugar cimeiro do mercado com o Grupo Volkswagen, a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e a General Motors). Porque poderá permitir cimentar a liderança que já detém neste campo como fornecedor do sector automóvel. Por exemplo, já está também a cooperar com a Tesla, e pretende duplicar o seu volume de negócios nesta área para os 18,6 mil milhões de euros até 2022.

As baterias desenvolvidas em conjunto pela Toyota e Panasonic representam uma nova fase na ligação entre as duas empresas, pois elas já são parceiras de longa data. Uma cooperação que já vem desde 1953 e se estendeu às novas motorizações em 1996, quando criaram a joint venture Primearth EV. Desde então, este tem sido um negócio benéfico para as duas partes, pois a Toyota é a líder mundial no mercado dos híbridos, com os seus veículos a utilizarem baterias fornecidas pela Panasonic.

Fonte: Automotive News Europe