BYD lança elétrico que os outros construtores esperavam que nunca chegasse

22/02/2024

Após superar a Tesla e conquistar o título de maior fabricante global de veículos elétricos no último trimestre de 2023, a BYD avança com planos para manter este estatuto em 2024, os quais incluem o lançamento de mais modelos, a presença em mais segmentos (luxo e superdesportivos também) e a expansão para os principais mercados globais.

 

No âmbito desta estratégia, uma abordagem que a BYD seguirá, em paralelo, será de colocar no mercado viaturas elétricas de maior qualidade a um preço mais baixo, iniciando, inclusive, uma guerra de preços com os automóveis a gasolina.

Como “arma” desta “guerra de preços”, a BYD elegeu o Qin Plus EV Honor Edition, uma versão 100% elétrica cujo preço de acesso na China é de 109,800 RMB (cerca de 15 mil dólares que corresponde a cerca de 14 mil euros). O fabricante assume “oficialmente a abertura de uma nova era em que a eletricidade é mais barata do que o petróleo.”

A versão elétrica do Qin Plus da BYD tem cinco opções com preços entre 109,800 RMB e 139,800 RMB ($15,200 a $19,400). A versão totalmente elétrica inclui um motor elétrico com até 134 cv (100 kW) e binário máximo de 180 Nm e packs de bateria de 48 kWh ou 57,6 kWh, com autonomias de 420 km e 510 km no ciclo de homologação chinês CLTC, respetivamente.

O BYD Qin Plus Honor Edition tem um sistema de assistência à condução e função de reconhecimento de voz, bancos/volante de couro, ar condicionado, faróis LED, abertura de portas através do telemóvel e teto panorâmico. Há espelhos ajustáveis ​​​​eletricamente e aquecidos, câmara de marcha-atrás e função de estacionamento automático.

Especialistas internacionais salientam que a maioria dos compradores deseja um automóvel bom, sólido e confiável, com algumas características agradáveis e que não custe muito. Este tipo de “receita” foi aquela em que o Toyota Corolla apostou, quando surgiu, e que o levou a ser o veículo mais vendido do mundo durante décadas no último meio século.

Havendo um veículo que tenha um preço mais baixo e custe menos para operar, mantendo qualidades sólidas e confiáveis, terá tudo para ser um grande sucesso. Alguns especialistas consideram que o BYD Qin Plus é essa viatura e é o típico automóvel que os compradores de modelos como o Corolla e o Honda Civic, mas outros utilizadores de veículos compactos, de segmento C, poderão considerar adquirir.

Alguns analistas entendem mesmo que este veículo elétrico, com esta qualidade e por este preço, é aquele que os fabricantes de veículos tradicionais esperavam que nunca chegasse, podendo ter o potencial de “fazer um reset” para a acessibilidade de veículos, ao disponibilizar um veículo que oferece aos compradores convencionais uma alternativa imbatível.

E se a BYD pode fazer uma berlina elétrica a custar pouco, é lógico pensar que também poderá colocar no mercado um SUV – um tipo de carroçaria mais em voga – de custo acessível e de qualidade que seja disruptor.

Os próximos meses poderão dar-nos mais informações sobre esta estratégia de “guerra de preços” e de que forma poderá chegar à Europa.