aqui tínhamos dado conta de que a Efacec estava a participar no projeto pioneiro do primeiro veículo autónomo de transporte público em Portugal, o Easy Mile 10, em fase de teste em Cascais.

Porém, para além de assegurar o carregador deste veículo (concebido e instalado pela Efacec em Cascais, no campus da Universidade Nova SBE em Carcavelos), a empresa está também a produzir outros sete carregadores públicos para veículos elétricos, a serem instalados no município de Cascais, que vão integrar a rede do sistema MobiCascais.

Solução View4Grid

Também, no âmbito deste projeto, a Efacec forneceu a sua solução View4Grid, uma plataforma CPMS (“Charge Point Management System” de automação para a gestão e monitorização de infraestruturas de rede inteligente, que permite gerir e acompanhar ao minuto o carregamento do veículo autónomo, medir e controlar o acesso, carga e estado da rede.

Este sistema será integrado por sua vez na plataforma de gestão da cidade de Cascais, que integra numa só ferramenta várias componentes de gestão e monitorização do trânsito, transportes públicos e as necessidades de manutenção de estradas.