A maior ou menor longevidade da bateria está ligada também ao tipo de cargas (lentas ou rápidas) a que é sujeita.
E quanto mais antiga for a bateria, menor o desempenho e a capacidade que ela pode fornecer, traduzindo-se isso em menos autonomia.
A Bosch afirma, contudo, ter desenvolvido um sistema que permite esticar a vida útil das células das baterias, graças a um algoritmo que conjuga informações reunidas em nuvem com os dados obtidos pelos sistemas de carregamento integrados nos veículos elétricos.
“A Bosch está a conectar veículos totalmente elétricos à nuvem. Os seus serviços baseados em dados reais conseguem aumentar substancialmente o desempenho da bateria, estendendo sua vida útil” – Markus Heyn, responsável da Bosch.
A análise desta informação fará com que o software controle o carregamento de veículos elétricos para reduzir o stress que as células recebem em cada ciclo de carga.
Utilizando a cloud, a computação examina continuamente o estado atual da bateria para tomar medidas adequadas e no momento certo para evitar ou reduzir o envelhecimento das células.
Essas medidas passam, por exemplo, pela otimização dos ciclos de carregamento da bateria e pela disponibilização ao condutor de recomendações eficientes de carga e de condução (de como conservar a energia da bateria) através de um painel digital.
A título de exemplo: baterias totalmente carregadas envelhecem mais rapidamente em temperaturas ambiente particularmente altas ou baixas. Os serviços da Bosch, baseados na cloud, garantem que as baterias não são carregadas a 100% quando estas condições se verificam.
Carregamento otimizado
Maior proteção
Ao reduzir a carga da bateria em apenas alguns pontos percentuais, a bateria fica protegida contra o desgaste inadvertido. Os dados na cloud ajudam ainda a melhorar a manutenção e a reparação da bateria.
Outro exemplo: no momento em que uma falha ou defeito da bateria é identificado, o condutor ou o operador da frota é notificado. Isso aumenta as probabilidades de uma bateria ser reparada antes dos danos se tornarem irreparáveis ou de parar de funcionar.
A redução do desgaste da bateria poderá ter impactos financeiros significativos, pois a bateria é o elemento mais caro num elétrico, valendo na ordem dos 20% do veículo. E isso é especialmente válido se estivermos a falar de frotas com muitos EV, dado que uma maior longevidade das baterias fará com que a necessidade de substituir uma bateria ficará adiada por mais algum tempo.
A Bosch chama ao novo serviço Battery in the Cloud.
Se os resultados deste ensaio satisfizerem, é possível que outras empresas trabalhem com a Bosch, que usará o seu serviço de nuvem para prolongar a vida útil das baterias de veículos elétricos.
O uso do princípio do enxame
Os serviços baseados em cloud da Bosch são projetados para reconhecer – e combater – as causas de stress das baterias. Todos os dados relevantes para a bateria – por exemplo, temperatura ambiente atual e hábitos de carregamento – são transmitidos em tempo real para a cloud, onde algoritmos de aprendizagem inteligente avaliam os dados.
Com estes serviços, a Bosch não oferece apenas informações do estado atual da bateria, de forma constante, mas permite também que uma previsão fiável da vida útil e desempenho da bateria seja uma funcionalidade nos novos veículos elétricos. “Baterias potentes com maior durabilidade vão tornar a eletromobilidade ainda mais eficiente e eficaz”, diz Markus Heyn. Outra característica das funções do software inteligente é o uso do princípio do enxame: os algoritmos usados para análise avaliam os dados recolhidos numa vasta frota de veículos, incluindo outros que não o de uso individual. Este princípio é, por isso, a chave para identificar e analisar todos os fatores de stress para este tipo de baterias.