Como resistem as baterias de um EV em caso de colisão? Polestar mostra

01/05/2020

Numa altura em que o lançamento internacional dos primeiros veículos da marca de performance elétrica do Grupo Volvo se aproxima, a Polestar desvendou alguns detalhes relativos às características de segurança do seu modelo Polestar 2.

Um dos mais interessantes refere-se à proteção das baterias em caso de colisão.

Explica a marca detida pela Volvo que no Polestar 2 o pack de baterias está fechado numa caixa de alumínio para proteção e rigidez, a qual, por sua vez está alojada na estrutura do piso da plataforma Compact Modular Architecture (CMA).

Este verão é quando se estima que sejam feitas as primeiras entregas a clientes do Polestar 2.

“Esta abordagem reduz, não somente o risco de danos, enrijecendo a estrutura da carroçaria, como também protege os ocupantes, mantendo a bateria intacta em caso de colisão”, refere o construtor.

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Aspeto curioso é o facto do0 pack também ser capaz de cancelar certas frequências de vibração, atuando como um amortecedor para reduzir o NHV (“Noise, Vibration and Harshness”, algo como “ruído, vibração e dureza”).

Em caso de acidente, a bateria é automaticamente desligada do resto do veículo, garantindo que não existe qualquer ligação ativa.

“Proteger a bateria durante uma colisão é essencial, por isso o Polestar 2 possui o SPOC block (‘Severe Partial Offset Crash’) – um bloco de alumínio sólido que está alojado na parte inferior do corta-fogo dianteiro de ambos os lados do veículo”, adianta a marca.

Este bloco está projetado para minimizar a intrusão da roda e de outros objetos na cabine e na direção da bateria durante possíveis colisões frontais ligeiramente deslocadas.

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O Polestar 2 apresenta igualmente o FLLP – Front Lower Load Path que aproveita a ausência de um motor de combustão interna para aumentar a proteção. O FLLP protege os ocupantes e a bateria contra impactos frontais mais diretos como por exemplo, embates contra postes.

Airbags laterais internos

No interior, o Polestar 2 apresenta airbags laterais internos instalados nos bancos dianteiros. Esses novos airbags, de série, adicionam uma proteção extra para os passageiros da frente, que passam, assim, a estar protegidos individualmente dos dois lados e também da frente.

Ainda em termos de segurança, o Polestar 2 apresenta a nova geração da tecnologia ADAS (Advanced Driver Assistance System), que será também lançada em futuros produtos do Volvo Car Group.

O Pilot Assist é um sistema avançado de assistência à condução que controla aceleração, travagem e direção até 130 km/h.

“Nesta sua última versão, o Pilot Assist apresenta melhorias baseadas na localização que ajustam o nível de assistência em aceleração com base na posição real do carro”, indica a marcaz.

“Os sistemas de deteção de outros veículos situados à frente, atrás ou no ângulo morto, de peões ou de ciclistas, são todos acoplados à assistência à direção e à travagem autónoma de emergência (AEB) para garantir a máxima segurança possível”, complementa o fabricante.

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