Ë-C3 é “provavelmente o lançamento mais importante da década para a Citroën”, diz a marca

26/02/2024

Hugo Sequeira, diretor de marketing da Citroën em Portugal, considera que o elétrico ë-C3 “é, provavelmente, o lançamento mais importante da década para a Citroën”, justificando essa afirmação pelo potencial de vendas, dado que o modelo pertence a um dos segmentos com maior expressão, o B, e os primeiros indicadores deixam os seus responsáveis entusiasmados.

 

O C3 mantém-se como o modelo mais popular da marca e representa 29% do volume de vendas da Citroën na Europa. Em 2022, o C3 conquistou 11% do mercado europeu do segmento B. Esta versão elétrica faz com que a marca acalenta esperanças de uma boa performance comercial.

Na apresentação estática do veículo que foi feita à imprensa portuguesa, Hugo Sequeira salienta que, desde a primeira hora, após a apresentação em outubro, gerou 630 pré-encomendas até 31 de janeiro, e desde 1 de fevereiro a 14 de fevereiro, 38 clientes registaram já a sua encomenda deste novo automóvel que chegará a Portugal em junho.

Produzido na Europa, o novo ë-C3 está disponível a partir de 23.300€ na sua versão de entrada You.

Quanto à versão topo de gama Max é comercializada a partir dos 27.800€.

De resto, serão apenas duas as versões de equipamento do veículo: “Esta racionalização da gama garante também preços de venda mais reduzidos, em resultado da otimização da sua produção, da gestão dos stocks e de todos os fluxos logísticos”, enquadra a marca, naquilo que é uma estratégia que tem vindo a ser seguida por mais emblemas.

ESTE É O PRIMEIRO HATCHBACK DO SEGMENTO B TOTALMENTE ELÉTRICO, CONCEBIDO E CONSTRUÍDO NA EUROPA.

Os clientes do novo ë-C3 terão uma palete de 6 cores à escolha: do Azul Monte Carlo (de série em ambas as versões), aos opcionais Branco Banquise (sólido), Cinzento Mercure, Azul Bright, Preto Perla Nera e Vermelho Elixir (metalizados). O tejadilho será da cor da carroçaria nas versões You e bi-ton (em branco ou preto) nos ë-C3 Max.

Em termos de equipamentos, destaque para as suspensões Citroën Advanced Comfort e, no caso da versão “Max” um ecrã tátil de 10 polegadas para o infotainment, isto porque na versão de acesso, a You, o que existe é uma smartphone station que inclui um suporte para smartphone incorporado que permite aos condutores “acoplar” o seu dispositivo.

O ë-C3 é fabricado em Trnava, na Eslováquia, tendo 4,01 metros de comprimento e um motor de 83 kW / 113 cv, associado a uma bateria de 44 kWh (LFP – Fosfato de Ferro-Lítio) e um carregador de bordo monofásico de 7,4 kW.

A AUTONOMIA É DE 320 KM.

O utilitário Citroën está apto a receber cargas rápidas em carregador DC de 100 kW (estação de carregamento pública). Nesse caso, a passagem de 20% a 80% da sua capacidade faz-se em 26 minutos.

Se for usada uma wallbox de 7 kW de potência, o carregamento demora 4 horas e 10 minutos. O cabo de carregamento modo 3 (Wallbox), com 7 kW e seis metros de comprimento é de série em ambas as versões.

Um Citroën ë-C3 com 200 km de autonomia irá chegar em 2025 com preços a partir dos 19.900 euros.