“Escorpião” à solta no Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio

06/04/2024

Se este fim-de-semana, ao assistir ao Oeiras Ecorally Portugal, a prova inaugural da nova temporada do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio, ouvir o som do que parece ser um motor a gasolina entre os participantes 100% elétricos, não está enganado, nem precisa de alertar a organização de que há um intruso a infringir as regras! Trata-se do Abarth 500e, um veículo 100% elétrico que dispõe de um “Gerador de som Abarth” que imita o som da versão a combustão deste pequeno desportivo. O som recria o kit de escape Record Monza usado nos Abarth a gasolina e é debitado de uma coluna instalada na parte inferior traseira do veículo, na zona onde teríamos o escape num automóvel de combustão.

 

Esta unidade Abarth 500e será o veículo que a equipa conjunta da Leasys Portugal e do “Viver Elétrico” utilizará no Oeiras Ecorally Portugal.

A Leasys é a joint venture entre a Stellantis e o Crédit Agricole Consumer Finance, disponibilizando soluções de Renting automóvel e gestão de frotas. Foi criada a partir da fusão de duas empresas, a Leasys e a Free2Move Lease.

O “Viver Elétrico” é um projeto de formação da World Shopper que tem como objetivo apoiar todos aqueles que pretendem tirar máximo partido da utilização de um automóvel elétrico, tanto no dia-a-dia como em viagens. O “Viver Elétrico” apoia particulares e empresas na transição para a mobilidade elétrica, oferecendo formação especializada e insights para maximizar a experiência de utilização de automóveis elétricos.

O Abarth 500e é o primeiro modelo da história da marca do escorpião a ser 100% elétrico, surgindo no Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio para comprovar “que a eficiência e a emoção podem andar de mãos dadas na mobilidade elétrica”, sublinha a equipa em comunicado.

Ao volante do Abarth 500e estará Ricardo Oliveira, fundador da World Shopper e especialista em indústria e comércio automóvel com grande experiência em mobilidade elétrica. José Familiar será o navegador de serviço desta equipa.

“Queremos mostrar que os veículos elétricos oferecem uma combinação de prazer de condução e responsabilidade ambiental”, destaca Ricardo Oliveira.

A participação da Leasys no Oeiras Ecorally Portugal 2024 (e por conseguinte no Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio) visa não apenas a competição, “mas acima de tudo educar e inspirar, em linha com a missão do Grupo de transitar para a mobilidade elétrica. O evento oferece uma plataforma para promover a mobilidade elétrica, desmistificando preconceitos e demonstrando o potencial destes veículos num contexto competitivo”, assume a empresa.

Nuno Jacinto, Diretor Geral da Leasys Portugal, detalha que, “com esta ação, para além de apoiar o projeto ‘Viver Elétrico’, que tem contribuído de forma significativa para a promoção de uma verdadeira experiência da mobilidade elétrica, comprovamos que, os veículos elétricos podem efetivamente adaptar-se e agradar diferentes perfis, até mesmo os maiores admiradores da condução desportiva.”

Troca de ideias e experiências com entusiastas, curiosos e críticos
Durante o Oeiras Ecorally, Ricardo Oliveira estará disponível para conversar com entusiastas, curiosos e críticos sobre o mundo da mobilidade elétrica. Para tal, a Leasys e a “Viver Elétrico” convidam todos a juntarem-se à equipa nos diferentes pontos de paragem da prova para uma troca de ideias, experiências e visões sobre o futuro da mobilidade.
Estes serão os pontos de paragem:
▶ Verificações – Lagoas Park – 09:00-15:00 – 05/abr
▶ Cerimónia de partida – Lagoas Park – 18:00-19:00 – 05/abr
▶ Neutralização – Carby – Vila Franca – 10:30-11:30 – 06/abr
▶ Neutralização – Palmela – Restaurante D Isilda – 14:00-16:00 – 06/abr
▶ Street Stage – Marginal – Praia Sto Amaro – 10:30-12:00 – 07/abr
▶ Pódio – Marginal – Praia Sto Amaro – 12:30 – 07/abr