O operador de autocarros de longa distância na Europa FlixMobility está a investir em tecnologias de combustíveis alternativas.
A empresa prepara-se para testar autocarros movidos a hidrogénio em trajetos de longa distância, tornando-se na primeira empresa no mundo a fazê-lo.
Para criar este projeto focado em sustentabilidade e mobilidade sem emissões de CO2, a firma irá trabalhar com os especialistas em tecnologia da Freudenberg Sealing Technologies, com sede na Alemanha.
AS DISCUSSÕES INICIAIS COM OS PRODUTORES PARA DESENVOLVER OS AUTOCARROS NESTE SENTIDO JÁ ARRANCARAM.
O verde não é apenas a cor dos autocarros e comboios da FlixMobility. Graças a uma frota moderna e elevada capacidade, os autocarros de longa-distância são um dos meios de transporte mais ecológicos disponíveis atualmente. Agora, a
André Schwämmlein, fundador e CEO da FlixMobility, refere que “viajar de autocarro em longas-distâncias poupa cerca de 80% de emissões comparativamente a uma viagem de carro. Ainda assim, continuamos a perguntar-nos como é que poderemos tornar as viagens ainda mais sustentáveis. Depois de lançar três autocarros totalmente elétricos com sucesso, queremos agora desenvolver os primeiros autocarros movidos a hidrogénio, em conjunto com a tecnologia da Freudenberg, de forma a estabelecer mais um marco na história da mobilidade”.A FlixMobility é uma jovem operadora de mobilidade que oferece novas alternativas para viagens confortáveis, económicas e ecológicas através das marcas FlixBus e FlixTrain.
“Os primeiros E-bus em França e na Alemanha foram produzidos pela BYD e Yutong da China. A tecnologia de hidrogénio é agora uma oportunidade para os produtores de autocarro europeus que, assim, poderão participar no futuro da mobilidade sustentável. As primeiras conversações com os produtores de autocarros já se iniciaram para o projeto de autocarros movidos a hidrogénio da FlixBus”, refere este operador.
Os veículos movidos a hidrogénio poderão percorrer cerca de 500 km antes de reabastecer. O reabastecimento deverá levar um máximo de 20 minutos, uma vez que estará a ser colocado hidrogénio em vez de Diesel. O desempenho deste tipo de autocarros, como a potência e aceleração, estará em linha com os padrões dos atuais autocarros de longa-distância.
Claus Möhlenkamp, CEO da Freudenberg Sealing Technologies, declara que “um sistema híbrido que combine baterias com células de combustível de forma inteligente é especialmente prático para veículos pesados que fazem longa distância, uma vez que veículos puramente elétricos ainda não têm alcance para cobrir longas distâncias”.
Testar para depois generalizar