Irá a Inteligência Artificial substituir os designers de automóveis?

04/09/2023

O designer Frank Stephenson, 63 anos, que trabalhou nas equipas de estiço de Ford, BMW, Mini, Ferrari, Maserati, Fiat, Lancia, Alfa Romeo e McLaren, aborda, em vídeo, qual será o impacto da Inteligência Artificial (IA) no design automóvel.

 

Frank Stephenson é conhecido pelas suas palestras e reflexões sobre a filosofia do design, partilhando a sua visão relativamente à curiosidade e à busca criativa, adquirida ao longo de quase 40 anos como designer.

O vídeo explora o impacto da conversão de texto em imagem proporcionado por ferramentas de Inteligência Artificial e de como isso pode impactar no mundo do design automóvel. Partindo da sua experiência pessoal como designer, Frank Stephenson analisa as vantagens e os inconvenientes das tecnologias inteligentes que estão ao dispor dos estilistas, para além de descrever em pormenor as suas primeiras paixões pelo design, a forma como começou e como se desenvolveu.

Falando de diversas questões, tanto a nível humano como a nível do design, desde o emprego à homogeneidade do design automóvel, o vídeo traça uma imagem do que o futuro do design pode reservar. O veredito é o de que a indústria automóvel está em constante evolução e melhoria, mas o futuro do design automóvel está também a meio de uma mudança revolucionária, devido à tecnologia de IA.

Frank Stephenson, fundador da Frank Stephenson Design, salienta o facto de estarmos a “viver num mundo guiado pela tecnologia e a Inteligência Artificial terá um impacto abrangente e duradouro numa vasta gama de sectores, incluindo o design automóvel. O futuro é empolgante e extremamente interessante, mas este tipo de avanços tecnológicos acarreta inevitavelmente riscos”.

“Adoro explorar e analisar as oportunidades e os perigos das novas tecnologias, especialmente na indústria do design. A tecnologia de IA é muito vanguardista neste momento e este parece ser o momento perfeito para aprofundar e discutir este assunto”.