Ou seja, depois das marcas “premiuns” terem revelado SUV grandes elétricos (Jaguar I-Pace, Mercedes-Benz EQC e Audi e-tron), foi a vez da BMW ter apresentado o seu SUV global movido a eletricidade.
E é caso para dize que ele vem aí, dado que o BMW iX entrará em produção na fábrica da BMW em Dingolfing a partir do segundo semestre de 2021.
LANÇAMENTO DA VERSÃO DE PRODUÇÃO DO IX ESTÁ PREVISTA PARA O FINAL DO ANO DE 2021
O iX tem a importância de ser o primeiro SUV da BMW projetado desde a raíz para ser um veículo elétrico, ao contrário de um iX3 que é uma adaptação do X3, um modelo com motores de combustão interna.
Mais do que um mero SUV elétrico de luxo
Contudo, o iX pretende ser mais do que um mero SUV elétrico de luxo. Com um design totalmente novo, o BMW iX é o primeiro representante de uma geração de veículos do construtor da Baviera “preparados para modernizar a experiência de condução, alinhada com a conexão entre o espaço interior, o veículo e o condutor”, nas palavras da marca.
O projeto do iX começou a ser pensado a partir do espaço interior do veículo, dão conta os elementos da BMW. Isso reflete-se no visual “clean” e que prioriza o conforto e a tecnologia. Destaque para a consola feita de madeira e acompanhada por um botão touchscreen que permite navegar pelas configurações do veículo.O IX COMEÇOU A SER PENSADO A PARTIR DO ESPAÇO INTERIOR DO VEÍCULO
O painel de instrumentos digital (de 12,3”) e o ecrã multimédia (de 14,9”) estão ligados dispostos de maneira curva. O volante tem um formato hexagonal.
O BMW iX aproveita as inovações mais recentes nas áreas de eletrificação, condução autónoma e conectividade para oferecer uma experiência de mobilidade focada no condutor.
Este SUV tem dois motores elétricos que irão debitar uma potência de 370 kW/500 cv e permitirão uma aceleração de 0 a 100 Km/h em menos de 5 segundos. Apesar do seu tamanho e peso, os engenheiros da BMW referem que no ciclo de testes WLTP, o iX assinalou uma média de consumo de 21 kWh por 100 km.
A nova tecnologia de carregamento do BMW iX permite um carregamento rápido até 200 kW. Desta forma, a bateria pode ser carregada de 10 a 80 por cento da sua capacidade total em menos de 40 minutos. Além disso, em dez minutos, a bateria terá energia suficiente para aumentar o alcance do veículo em mais de 120 km.
“As baterias instaladas no BMW iX são projetadas como parte de um ciclo de recursos de longo prazo e permitem uma taxa de reciclagem excecionalmente alta. A energia usada tanto para produzir as células da bateria como para a bateria de alta tensão vem exclusivamente de fontes renováveis”, indica a BMW.
Avanço nas áreas de condução autónoma e serviços digitais
Segundo a marca, o BMW iX constitui também um progresso significativo nas áreas de condução autónoma e serviços digitais. O nível de poder de computação foi desenvolvido para processar 20 vezes mais o volume de dados dos modelos anteriores. Como resultado, cerca do dobro da quantidade de dados sensoriais do veículo pode ser processada, em comparação com o que era possível anteriormente: “Estamos a estabelecer novos padrões da indústria com a tecnologia do BMW iX. O iX tem um poder de análise mais relevante para o processo de dados e tecnologia sensorial, em comparação com os veículos mais novos. A tecnologia 5G é capaz de desenvolver instruções de direção e estacionamento aprimoradas, o que possibilita que o condutor se sinta cada vez mais seguro no seu veículo” afirma Frank Weber, membro do Conselho de Administração da BMW AG.
Todos os passos do esboços ao modelo: