Lisboa, Loures e Oeiras: autarquias unidas para construir Metro Ligeiro de superfície

31/07/2020

As câmaras municipais de Loures, Oeiras e Lisboa assinaram um protocolo que prevê a construção de um metro ligeiro de superfície entre Alcântara (concelho de Lisboa) e Cruz Quebrada (concelho de Oeiras) e entre Santa Apolónia (concelho de Lisboa) e Sacavém (concelho de Loures).

 

 

TRATA-SE DO PROJECTO LIOS – LINHA INTERMODAL SUSTENTÁVEL.

O objectivo passa por assegurar uma ligação rápida e estruturante de transporte público pesado entre as várias zonas ribeirinhas dos concelhos envolvidos e os principais interfaces em Lisboa, por forma a melhorar a conectividade dos seus territórios e implementar novos corredores de transporte coletivo.

Na prática, este protocolo de cooperação, que envolve ainda a Carris e o Metropolitano de Lisboa, contempla o “estudo, planeamento e concretização” de um projeto de expansão do percurso do elétrico 15.

A ideia é que essa expansão, através de um novo meio de transporte rápido em sítio próprio, ocorra nos mencionados dois corredores: Cruz Quebrada/Alcântara e Santa Apolónia/Loures.

EM CAUSA ESTÁ UM INVESTIMENTO QUE ASCENDERÁ A 490 MILHÕES DE EUROS, REPARTIDO POR INFRAESTRUTURA, PMO (PARQUE DE MATERIAL E OFICINAS) E MATERIAL CIRCULANTE.

Estes corredores permitirão a estruturação do território de Alcântara, Ajuda, Belém, Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada/Dafundo, bem como o corredor Santa Apolónia – Gare do Oriente, e Gare do Oriente – Moscavide, Portela, Sacavém, criando ainda um corredor chave em toda a extensão da freguesia do Parque das Nações.

A nova linha terá uma extensão de 24,4 km e estará ligada com as linhas ribeirinhas, de elétrico e de comboio da Linha de Cascais e Linha do Norte, bem como a expansão da Linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa, em Alcântara.

Estudar viabilidade de corredores para modos ativos

Os municípios de Lisboa, Oeiras e Loures entendem igualmente que deve ser explorada a viabilidade de implementar, sempre que possível, corredores dedicados a modos ativos, pedonal e em bicicleta, paralelos aos corredores de transporte público estruturante que vierem a nascer no âmbito deste projeto.

24,4 km
Extensão da nova linha

“A melhoria da mobilidade urbana é um dos principais desafios nas próximas décadas para Portugal, e muito em particular para os municípios da Área Metropolitana de Lisboa, que assumem como política verdadeiramente prioritária a transição para um padrão de mobilidade sustentável a nível económico, social e ambiental”, apontam as autarquias em comunicado.

“Depois do Programa de Apoio à Redução Tarifária e do novo sistema tarifário implementado na Área Metropolitana de Lisboa em 1 de abril de 2019, importa continuar a fidelizar e a conquistar a confiança de novos utilizadores, adequando a oferta de transporte público ao território e às necessidades da população, fomentando soluções que permitam reduzir a dependência do veículo próprio, e assim melhorando a qualidade de vida e a saúde dos respetivos habitantes”, destacam os municípios de Lisboa, Oeiras e Loures em conjunto.

O DESENVOLVIMENTO DA LIOS ESTÁ A SER ARTICULADA COM O GOVERNO.