Mini clássico alvo de conversão para elétrico

28/08/2023

A conversão de veículos para elétricos está a ganhar destaque, impulsionada por mecânicos altamente especializados e projetos que frequentemente envolvem restaurações completas. Porém, quando o representante de uma marca automóvel icónica como a Mini anuncia uma parceria com a empresa de conversões para elétricos Fellten Australia, visando transformar um clássico Mini Rover de 1995 num elétrico, o interesse é maior, passando o tema das conversões elétricas a entrar num domínio mais sério.

Esta conversão ocorreu na Austrália. A Fellten Australia especializou-se na eletrificação de automóveis clássicos, incluindo Porsche, Land Rover e Mini Cooper.

Desta feita, empenhou-se na conversão de um Mini.

A transformação deste Mini Rover de 1995 num elétrico recorreu a um kit que inclui uma bateria de tração de 19 kWh e um motor Zonic de 72 kW (cerca de 96 cv) e um binário de 175 Nm. A autonomia prometida é de 175 km de condução elétrica.

Inspirada pelo programa britânico Mini Recharged, que consiste em revitalizar modelos clássicos da Mini com kits elétricos, a conversão foi concluída, sendo dada prioridade à preservação do charme original do carro.

O processo de eletrificação introduziu dois modos de condução distintos – um modo “desportivo” e um modo “cidade” (para uma experiência de condução ágil). A adição de travagem regenerativa, uma porta de carregamento Tipo 2 e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em oito segundos contribuem para uma performance interessante deste Mini elétrico.

Com planos para se tornar uma marca totalmente dedicada a veículos elétricos até 2030, a Mini atualmente oferece apenas um modelo elétrico na Austrália, aguardando-se o lançamento de um novo crossover baseado no concept “Aceman”.

Nesta operação, o motor e a transmissão originais do Mini de 1995 foram retirados pela primeira vez em décadas e substituídos por uma estrutura especial e um sistema elétrico.

De forma curiosa, o Mini elétrico final mantém o peso e distribuição de peso originais. Todas as novas peças foram instaladas nos locais originais, evitando a necessidade de modificações excessivas, num trabalho que levou mil horas.

Dave Budge, Diretor de Produtos da Fellten, destaca que “o tema dos veículos elétricos nunca foi tão relevante como é hoje, especialmente na Austrália, onde a adoção de veículos elétricos está nos seus primeiros passos, e temos a oportunidade de influenciar esta mentalidade.”

A colaboração entre a Mini Austrália e a Fellten Australia não apenas demonstra o potencial das conversões de veículos elétricos, mas também ressalta o desejo de ambas as empresas em promover a eletrificação num mercado que está ainda a explorar as possibilidades da mobilidade elétrica