Minibus elétrico autónomo em testes em Carcavelos

03/06/2019

Depois de uma apresentação pública há cerca de duas semanas, o primeiro serviço de transporte totalmente autónomo em Portugal está agora em fase de testes.

Está tudo a acontecer em Carcavelos, Cascais.

Trata-se de um “piloto” de um minibus elétrico que, para já, numa primeira fase, vai ligar a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) à rotunda dos Lombos (conhecida também por rotunda da Quinta de São Gonçalo), junto à praia de Carcavelos, num total de 700 metros.

Numa segunda fase, o que está previsto é que a Nova SBE fique ligada à estação de comboios de Carcavelos, através deste “shuttle” autónomo, trajeto de cerca de 1,5 km.

O veículo, ao serviço da MobiCascais, terá uma capacidade para 15/16 passageiros por trajeto, circulando num canal próprio, paralelo à via que liga a Marginal a Carcavelos.

A Câmara Municipal de Cascais investiu 250 mil euros na aquisição do veículo. Os custos da manutenção durante cinco anos rondarão 250 mil euros.

A Ageas Seguros é a companhia que está a segurar a viatura. Para José Gomes, CEO Não Vida do Grupo Ageas Portugal, diz que “este é o primeiro passo da Ageas Seguros na abordagem a um novo paradigma com que as seguradoras se deparam”.

Este minibus autónomo, de 2,80 metros de comprimento, tem autonomia para 8 a 9 horas de utilização contínua, rolando a cerca de 20 km/h. Trata-se do modelo EZ10, da marca EasyMile, e já tem vindo a ser utilizado em mais de 30 cidades em 16 países por todo o mundo, numa ótica de “first mile/last mile”.

Possui uma bateria de 30,72 kWh, a qual será carregada em dispositivos Efacec, cujo sistema “View4Grid” irá gerir também o fluxo de energia.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.