Moto que se equilibra de modo autónomo: alunos portugueses desenvolvem sistema

04/08/2019

A Summer Innovation Week da Critical Software convidou os alunos portugueses a desenvolverem seis protótipos com tecnologia de ponta.

A Critical Software organizou a segunda edição da Summer Innovation Week, iniciativa promovida junto dos alunos portugueses das áreas de tecnologia.

Durante uma semana, 25 jovens de norte a sul de Portugal puderam desenvolver protótipos usando tecnologias de ponta no Fikalab, o laboratório de inovação da multinacional portuguesa.

Entre os projetos desenvolvidos pelos estudantes na sede da Critical Software em Coimbra, salienta-se a criação de um carro inteligente com sensores de obstáculos e comandos por voz, o desenvolvimento de um sistema que permite equilibrar autonomamente uma moto, um controlador de temperatura para casas inteligentes e um robot que está programado para reagir de diferentes formas consoante as imagens que são captadas através de uma câmara integrada.

Tecnologia Made in Portugal

Para Gonçalo Silva, representante do Fikalab, “o foco e o interesse dos jovens foram as características que sobressaíram na edição deste ano”, acrescentando ainda que “se estes participantes forem uma representação do talento que está a crescer no nosso país, o futuro do desenvolvimento de tecnologia made in Portugal está seguramente bem entregue”.

Para os jovens, o que mais se destacou foi o ambiente prático que o laboratório proporcionou.
A CRITICAL SOFTWARE ABRIU AS PORTAS A ESTUDANTES PARA DESENVOLVEREM PROJETOS TECNOLÓGICOS

“Apesar dos projetos serem direcionados aos participantes, também nós, responsáveis e mentores, nos sentimos desafiados, o que torna esta experiência positiva tanto para eles, como para nós. Aprendemos muito com a forma como pensam e questionam o status quo”, acrescenta Gonçalo Silva.

A segunda edição da Summer Innovation Week recebeu cerca de 250 candidaturas, um aumento de 25% face ao ano passado.

Dado o crescente interesse por parte dos jovens portugueses nesta experiência única, os representantes do Fikalab asseguram que estão a pensar na melhor forma de acolherem mais jovens nas próximas edições.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.