Nova scooter elétrica da BMW liga-se ao blusão do motociclista

03/12/2020

A BMW Motorrad, divisão de motociclos da BMW, apresentou um novo concept de scooter elétrica: a BMW Motorrad Definition CE 04.

Não foram adiantadas especificações técnicas do modelo (como a capacidade da bateria ou a potência do motor), dado que o objetivo do fabricante da Baviera com este veículo é, acima de tudo, vincar a sua adesão à mobilidade elétrica e a promoção do conceito de mobilidade urbana sustentável, introduzindo ideias inovadoras no modelo.

Conectividade com o blusão do motociclista

A BMW Motorrad vê um grande potencial na interação entre o motociclo e o equipamento do motociclista em termos de segurança, conforto e experiência emocional.

O EQUIPAMENTO DO MOTOCICLISTA FAZ PARTE DA COMUNICAÇÃO DO MOTOCICLO

Os designers abriram também novos caminhos em termos de equipamento para os motociclistas. “Queríamos deliberadamente criar um visual moderno que fosse urbano, mas altamente funcional, ao contrário das clássicas roupas para motociclistas”, refere Julia Lein.

Para a responsável de Design de Equipamentos para pilotos da BWM Motorrad, “pretendemos desenvolver produtos com os quais o mesmo possa sair do seu motociclo e manter-se com o equipamento durante o seu dia-a-dia. Simultaneamente, este equipamento oferece a proteção que o cliente BMW Motorrad está habituado e passa a fazer parte da comunicação do motociclo com o mundo exterior”.

Características inovadoras, como luzes integradas nas mangas e no capuz, garantem maior visibilidade no trânsito e podem ser ligadas e alteradas de cor através de sensores na manga. Além disso, o bolso interno da parca possui uma área de carregamento por indução para o smartphone. Assim, o equipamento é integrado na vida do cliente.

Do ponto de vista do design da moto, esta Definition CE 04 dispõe de uma bateria plana na parte inferior que oferece novas liberdades, como uma nova solução de armazenamento, que é iluminada e pode ser dobrada lateralmente.

Este design fornece um acesso mais simples, de forma a armazenar um capacete e outros equipamentos. “Além disso, disponibiliza um centro de gravidade favorável, o que permite desfrutar de uma condução mais dinâmica”, acrescenta o construtor.

Ainda em termos de conectividade, o motociclista conecta-se com o meio envolvente através do seu smartphone. O seu dispositivo de 10,25 polegadas é o maior do segmento de scooters até hoje e atua como uma interface de comunicação.

A Definition CE 04 mantém a estratégia de mobilidade elétrica da BMW Motorrad, fornecendo uma previsão concreta de como um modelo de produção contemporâneo poderá ser.

“A mobilidade elétrica é um pilar central para o Grupo BMW e contamos, de forma consistente, com essa tecnologia na nossa estratégia de sustentabilidade. A propulsão elétrica é também um tema atual para a BMW Motorrad, sobretudo para o ambiente urbano. A BMW Motorrad Definition CE 04 é a continuação da nossa estratégia de eletrificação para a mobilidade urbana e concretiza a ideia de como será um modelo de produção contemporâneo, com o qual levaremos a mobilidade elétrica de duas rodas em áreas metropolitanas a um novo patamar, tanto técnica como visualmente”, explica Edgar Heinrich, responsável de Design da BMW Motorrad.

A moto tem como público alvo o cliente urbano que, segundo a BMW, percorre distâncias curtas de aproximadamente 12 km por dia.

Leia também esta história: https://www.wattson.pt/2020/02/07/ford-concebe-blusao-com-emojis-para-ciclistas-sinalizarem-manobras/

“O conforto de longa distância é, por isso, menos importante do que uma fácil acessibilidade. Desta forma, criámos um banco corrido ‘flutuante’ que permite deslizar confortavelmente sobre o motociclo. Também oferece uma ergonomia aprimorada para motociclistas individuais, independentemente do comprimento e altura da perna”, refere a marca alemã.

Ainda se lembra?

Seguindo a estratégia de eletrificação do Grupo BMW, a BMW Motorrad tem vindo a apresentar modelos e concepts na última década. Eis os mais significativos:

Concept E (2011):

BMW Concept E (2011)

Primeiro protótipo do BMW C Evolution (2012):

BMW C Evolution (2012)

BMW C Evolution (2014)
BMW C Evolution (2014)

BMW Concept Link (2017)

BMW Concept Link (2017)