Novo Trafic Van E-Tech completa a gama de comerciais ligeiros 100% elétricos da Renault

26/09/2023

O Renault Trafic, um modelo que existe desde 1980, inclui agora uma versão que vem completar a gama de VCL totalmente elétricos da Renault, juntamente com os novos Renault Kangoo Van E-Tech Electric e Master E-Tech Electric.

O Renault Trafic Van E-Tech Electric herda todos os atributos que fizeram deste modelo um sucesso ao longo de mais de 40 anos. Um ícone no segmento e o terceiro VCL mais vendido na Europa.

O Trafic Van E-Tech continua a oferecer a melhor escolha de comprimentos, versatilidade e possibilidades de personalização do espaço de arrumação nos comerciais ligeiros:

  • Dois comprimentos (5,08 metros e 5,48 metros) e duas alturas (1,967 metros e 2,498 metros);
  • A capacidade de carga (na configuração Furgão) pode variar entre os 5.8 m3 e os 8.9 m3;
  • Até 4,15 metros de comprimento de carga (na versão longa L2 com a partição na divisória);
  • Até 750 kg de capacidade de reboque e 1,1 toneladas de capacidade de carga útil;
  • Disponível em versão chassis/cabine;
  • Extrema modularidade e opções de personalização quase ilimitadas, a partir da nossa rede de mais de 359 fabricantes de carroçarias aprovados;
  • Os espaços de arrumação na cabina ascendem aos 88 litros (19,7 litros na consola, 14,6 litros nas portas e 54 litros sob o banco);
  • Em algumas versões, o porta-luvas é, na verdade, uma gaveta Easylife com um sistema de abertura inteligente que a torna ainda mais prática para o condutor e tem 6,6 litros de capacidade.

O Trafic Van foi o primeiro VCL a incluir um “escritório móvel”. Ao rebater o assento do meio, as suas “costas” transformam-se numa secretária (com um espaço para guardar os blocos de notas) ou numa mesa para refeições. Graças ao Renault Trafic Van, este equipamento inteligente tornou-se indispensável para os profissionais do sector.

Com uma bateria de iões de lítio de 52 kWh de capacidade 100% utilizável, o novo Trafic Van E-Tech Electric pode percorrer até 297 km entre cargas (WLTP). Isto é, normalmente, suficiente para um dia inteiro – com o melhor custo de propriedade e utilização.

As baterias têm uma garantia de 8 anos ou 160 000 km. Enquanto a cobertura estiver ativa, são substituídas gratuitamente se o seu estado descer abaixo dos 70% do seu nível nominal.

O novo Trafic Van E-Tech Electric é alimentado por um motor de 90 kW (122 cavalos) de potência que fornece 245 Nm de binário instantaneamente disponível, pelo que a sua condução é suave e relaxante em todas as circunstâncias. O modo Eco limita a potência do Trafic Van E-Tech Electric, mas assegura uma ainda maior autonomia, e também existe uma opção de “long range” (longo alcance) limitada a 90 km/h, que proporciona uma autonomia de 322 km.

O sistema de travagem hidráulico convencional inclui agora um ARBS (Sistema Adaptativo de Travagem Regenerativa), que maximiza a recuperação de energia.

O novo Trafic Van E-Tech Electric apresenta uma escolha de três tipos de carregadores:

  • Um carregador monofásico de 7 kW CA que funciona com todos os tipos de tomadas domésticas;
  • Um carregador rápido de 22 kW CA para estações públicas, que permite um carregamento de 50 km de autonomia (WLTP), em menos de 25 minutos;
  • Um carregador rápido de 50 kW DC estará disponível no próximo ano.

Por fim, através da aplicação MyRenault para smartphone ou do sistema multimédia Renault Easy Link (de série em todas as versões), o novo Trafic Van E-Tech Electric oferece vários serviços específicos:

  • Programar o carregamento da bateria e monitorização remota do estado da bateria;
  • Pré-aquecimento programado da cabina;
  • Pontos de carregamento no seu trajeto;
  • Uma lista de destinos que podem ser alcançados com a autonomia restante na bateria.

A carteira de encomendas para o L2 (H1 e H2 Furgão, Chassis/Cabine e CrewCab) será aberta em outubro e as entregas terão início em novembro. As encomendas para o L1 (H1 Furgão e CrewCab) terão início em novembro, com entregas a partir de dezembro.

Fabricado em França, na fábrica de Sandouville

A decisão de fabricar o Renault Trafic em Sandouville foi tomada em 2010. A Renault investiu 230 milhões de euros para renovar e reequipar a fábrica para construir um VCL com 600 combinações possíveis.

A produção começou em 2014 e, atualmente, quase 600 furgões Renault Trafic saem, diariamente, de Sandouville, ou seja, um Trafic a cada 80 segundos, em dois turnos. Cerca de 75% dos automóveis fabricados nesta fábrica são exportados.

A unidade de Sandouville continua na vanguarda e prepara-se para lançar, este ano, o Trafic E-Tech 100% elétrico.

Os seus 1677 funcionários também produzem comerciais ligeiros para a Nissan (Primastar) e para a Renault Trucks (Trafic Red Edition), e estão a responder a vários desafios em torno da transição energética e da descarbonização (o sistema de gestão de energia da fábrica obteve a certificação ISO 50001 em fevereiro de 2023), da digitalização dos processos e da inovação.

O motor e os carregadores do novo Trafic Van E-Tech Electric são construídos na fábrica da Renault em Cléon, na Normandia, enquanto a bateria é montada em Flins e Gretz-Armainvilliers encarrega-se da eletrificação do veículo.