“Independentemente do tipo de motorização que inclui, um Volvo tem de ser seguro. O XC40 elétrico será um dos automóveis mais seguros que já construímos”, diz Malin Ekholm – Head of safety da Volvo Cars.
O veículo foi construído com base nos níveis de segurança do XC40 original. No entanto, os engenheiros de segurança da Volvo tiveram de redesenhar e reforçar a estrutura frontal, dado os constrangimentos que a ausência de um motor de combustão interna implica para que o automóvel esteja de acordo com as exigências e os pergaminhos da marca.
A estrutura do automóvel foi não só reforçada na frente mas também na retaguarda.
Também a motorização elétrica foi integrada na estrutura para obter uma melhor distribuição de forças de colisão fora da cabine.
O XC40 será ainda o primeiro modelo da Volvo equipado com a nova plataforma Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) que inclui um software desenvolvido pela Zenuity, uma joint venture detida pela Volvo Cars e pela Veoneer.
Preparado para receber condução autónoma
Esta nova plataforma ADAS apresenta um conjunto de radares, câmaras e sensores ultrassónicos. Devido à sua estrutura, poderá receber desenvolvimento adicional que servirá de base para a introdução da tecnologia de condução autónoma.
Para ajudar a manter os passageiros seguros e as baterias intactas em caso de colisão, a bateria é protegida por uma safety cage de alumínio que foi embutida na estrutura do automóvel.
A localização da bateria (no solo da viatura) permite baixar o centro de gravidade da mesma para melhor proteção em relação a capotamentos.