Os cinco novos SUV elétricos que a Stellantis vai colocar cá fora

08/10/2023

O Grupo Stellantis vai produzir cinco novos SUV elétricos, entre 2024 e 2026 para as suas instalações italianas de Melfi. As informações são escassas, mas estes modelos serão, alegadamente, o próximo Jeep Compass de próxima geração, o sucessor do descontinuado Opel Insignia, um novo modelo DS 9 topo de gama, a próxima geração do DS 7 e o Lancia Gamma, todos construídos com base na plataforma STLA Medium, a mesma do Peugeot E-3008.

DS9

O lançamento dos novos modelos começará em 2024 com o DS 9, modelo que passará por uma transformação, abandonando a sua carroçaria de berlina para se tornar um crossover ou SUV.

Jeep Compass

A seguir, teremos a totalmente nova terceira geração do Jeep Compass, que chegará em 2025 com opção 100% elétrica (BEV) e híbrida.

DS7

Em 2025, a Stellantis também apresentará o sucessor do DS 7, que se espera que seja exclusivamente elétrico.

Lancia Gamma

Em 2026, a Lancia apresentará o Gamma, um crossover topo de gama.

Opel Monza

Também em 2026, será a vez da Stellantis iniciar a produção do sucessor do Opel Insignia, um crossover fastback totalmente elétrico que incorporará elementos do recém-revelado concept Opel Experimental.

Tudo indica que o Opel Insignia não manterá o seu nome atual, mas sim recuperará a designação clássica de “Monza,” que foi usada de 1978 a 1986 para nomear um coupé de grande porte derivado do Senator. E será também um SUV.

O Opel Insignia será transformado no Opel Monza, um crossover de grande porte que será irmão do próximo DS 9.

Inicialmente, o Jeep será comercializado em versões a gasolina e elétricas, enquanto os modelos derivados da DS e Lancia serão vendidos exclusivamente com um motor elétrico. Ainda não está claro, de momento, qual será a oferta de motores para o DS 9 e o Opel Monza, embora não esteja descartada a possibilidade de ambos abandonarem completamente os motores a combustão interna.

Medidas esperadas

Os modelos DS 7, Jeep Compass e Lancia Gamma serão SUV com cerca de 4,60 metros de comprimento, posicionados entre os segmentos C (compactos) e D (médios).

Por seu lado, tanto DS9 como Opel Monza terão um comprimento de cerca de 4,80/4,90 metros, posicionando-se um degrau acima do Jeep Compass, DS 7 e Lancia Gamma.

Abordagem idêntica à do Grupo VW

A Stellantis está, assim, a seguir uma abordagem semelhante à dos modelos do Grupo Volkswagen (Audi Q4 e-tron, Cupra Tavascan, Skoda Enyaq e Volkswagen ID.4/ID.5).