Pininfarina constrói apenas 10 unidades de Barchetta elétrica de sonho

20/08/2023

A Automobili Pininfarina exibir na famosa Monterey Car Week, que decorre esta semana, o primeiro hipercarro Barchetta de capota aberta e puramente elétrico do mundo – o novo B95.

 

Este B95 equilibra a inspiração dos automóveis de corrida clássicos com elementos futuristas.

O B95 faz a sua estreia mundial na Monterey Car Week em agosto, apresentado juntamente com o Battista Edizione Nino Farina hyper GT, que estreou no Goodwood Festival of Speed em julho, bem como com o recém-lançado conceito de design PURA Vision

CADA UNIDADE CUSTARÁ 4,4 MILHÕES DE EUROS.

O exemplar do B95, que será apresentado pela primeira vez durante a Semana Automóvel de Monterey, foi concebido pela equipa de Design da Automobili Pininfarina e concretizado em colaboração com a Pininfarina SpA em Cambiano, tendo sido desenvolvido e fabricado à mão por uma equipa de artesãos. Acelerando dos 0-60 km/h em menos de 2 segundos, o B95 tem uma velocidade máxima de mais de 300 km/h. Como é isto conseguido?

Motor e bateria

O B95 é alimentado pelo mesmo grupo motopropulsor de última geração que proporciona um desempenho de cortar a respiração no Battista hyper GT, mas com uma afinação específica.

A potência é canalizada para a estrada através de quatro motores elétricos independentes, cada um para a sua roda. O veículo dispõe de jantes de alumínio forjado de 20″ à frente e 21″ atrás, com acabamento em preto mate.

Este hiper Barchetta puramente elétrico possui uma bateria de iões de lítio de 120 kWh de alta capacidade que gera uma potência máxima de 1400 kW (1900 cv).

A bateria em forma de T, que é arrefecida por líquido, está protegida dentro de uma caixa de fibra de carbono, podendo ser carregada utilizando carregadores rápidos DC até 270kW – para uma recarga de 20-80% em apenas 25 minutos.

Cinco modos de condução

O veículo tem cinco modos de condução distintos (Calma, Pura, Energica, Furiosa e Carattere), com a tecnologia de vectorização de binário a gerir a entrega de potência de acordo com as preferências do condutor e as condições de condução.

Esses cinco modos de condução para personalizar a dinâmica de condução são ativados através de um seletor rotativo desportivo e tátil, localizado junto ao volante