Português assume liderança de projeto que produzirá lítio para 500 mil baterias de EV

13/09/2023

Emanuel Proença, até aqui CEO da Prio, foi anunciado como o novo CEO da Savannah Resources, iniciando funções no próximo dia 18 de setembro, sendo o primeiro português a assumir este cargo na empresa que está a desenvolver o projeto Lítio do Barroso.

Currículo de Emanuel Proença

Emanuel Proença ocupou, até ao momento, as funções de CEO dos negócios industriais da Prio, onde esteve durante sete anos. Anteriormente tinha sido CEO do Grupo Piedade, o terceiro maior produtor de rolhas de cortiça do mundo. O início da carreira foi no The Boston Consulting Group, onde trabalhou durante sete anos nos escritórios de Portugal e Brasil, com projetos em várias indústrias (maioritariamente ligadas à energia) e geografias, como Espanha, França, Reino Unido e Índia. Foi ainda cofundador e é o Presidente da Associação de Bioenergia Avançada, associação que visa promover a bioenergia como um setor chave para acelerar a transição energética e uma economia mais circular.

“Estou entusiasmado por me juntar à Savannah como CEO, para ajudar a empresa a atingir o seu objetivo de se tornar um produtor responsável de lítio em Portugal e um elemento fundamental da cadeia de valor das baterias de lítio e da mobilidade elétrica, em rápido crescimento na Europa. Estou satisfeito com a qualidade do projeto e a robustez do trabalho realizado até ao momento, mas estou ciente de que o projeto preocupa algumas partes interessadas. Por isso, no meu mandato, empenhar-me-ei em que o entendimento entre todas as partes envolvidas seja uma prioridade, à medida que aceleramos um projeto que será essencial para o desenvolvimento da região, para a capacidade de atração de valor para o país, e para a aceleração de uma transição energética responsável e muito necessária para a Europa e o mundo”, afirma Emanuel Proença.

O Projeto Lítio do Barroso localiza-se no norte de Portugal, no Município de Boticas, a aproximadamente 145 km a nordeste da cidade do Porto e do porto industrial de Leixões.

De acordo com os seus responsáveis, a Savannah acredita que o projeto Lítio do Barroso está “idealmente posicionado para satisfazer” a necessidade estratégica da Europa de garantir um fornecimento próprio de lítio: “Se o Projeto for desenvolvido conforme proposto, prevê-se que se tornará uma das mais significativas operações de produção de matéria-prima de lítio na UE”.

O projeto Lítio do Barroso contém o recurso mais significativo de lítio de espodumena na Europa Ocidental. O projeto produzirá anualmente lítio suficiente para aproximadamente 500 mil baterias de veículos elétricos.

Inclui um contrato de concessão mineiro de 30 anos (concedido em 2006) e uma aplicação de concessão mineira de 3 blocos.

Localização do projeto Lítio do Barroso

Com esta nomeação, Dale Ferguson, o atual CEO interino da Savannah, regressa à sua anterior função de Diretor Técnico da empresa para liderar o desenvolvimento em curso do Projeto Lítio do Barroso. Mantém igualmente o lugar no Conselho de Administração da empresa.

Transição energética

Especialista na transição energética, Emanuel Proença tem um historial em setores que incluem a produção e desenvolvimento do mercado de combustíveis verdes, eletrificação da mobilidade, coberturas de risco, logística e retalho de combustíveis líquidos, e digitalização.

O novo CEO da Savannah Resources é um defensor da aceleração da transição energética, pois acredita “que a sociedade deve agir o mais rapidamente possível para enfrentar os desafios ambientais, sociais e económicos causados pelas alterações climáticas e para aproveitar as novas oportunidades criadas numa economia e sociedade em evolução”.