Assim, num ano em que o Oeiras Eco Rally bateu o seu recorde de participações de equipas estrangeiras, a Prio e a Renault juntaram-se para criar a equipa portuguesa Prio/Renault Eco Team, a qual tem o apoio do Watts On.
Dois veículos inscritos
Deste modo, a equipa Prio/Renault Eco Team esteve presente com dois automóveis Zoe ZE50 R135: um tripulado pela dupla Nuno Serrano/Alexandre Berardo (veículo com o número 8) que tinha ganho esta prova portuguesa em 2019; e outro com a dupla Eduardo Carpinteiro Albino/João Serôdio (veículo com o nº 27).
Apurados os resultados do Oeiras Eco Rally em termos de regularidade (critério seguido para apurar os resultados do campeonato nacional), a dupla apoiada pelo Watts On, Nuno Serrano/Alexandre Berardo (veículo com o número 8) acabaria por triunfar entre os portugueses.
Considerando que o Oeiras Eco Rally foi a primeira prova do “Campeonato de Portugal de Novas Energias 2021”, competição de regularidade que terá ainda mais três desafios, esta classificação coloca Nuno Serrano/Alexandre Berardo na liderança do campeonato português, neste momento e ao fim de uma prova disputada.O outro veículo apoiado pelo Watts On, conduzido por Eduardo Carpinteiro Albino/João Serôdio (veículo com o nº 27) finalizou o Oeiras Eco Rally na 6ª posição de regularidade entre os inscritos no “Campeonato de Portugal de Novas Energias”: “Já tinha estado no Eco Rally com outras funções. Como piloto foi a primeira vez e gostei muito. Foi uma experiência difeerente. Já não fazia provas há muito tempo, mas mostrámos que ainda somos competitivos e estamos aqui para disputar o Campeonato que é muito importante”.
Sobre a participação da Prio/Renault, Carpinteiro Albino destaca a motivação da equipa: “Estamos aqui com uma equipa forte. Neste momento, a equipa começou muito bem com o Nuno e o Alexandre a liderar. Nós só conseguimos o 6º lugar para o Campeonato, mas mostramos também que somos uma equipa para lutar pelos primeiros lugares. Vamos tentar fazer o melhor durante o campeonato”.
Parceria entre Prio e Renault
Para Carlos Ferraz, Gestor de Desenvolvimento de Negócio no Âmbito da Mobilidade, mais relevante do que os lugares alcançados é o compromisso com a mobilidade elétrica: “É com muito gosto que nos envolvemos quer no Campeonato de Portugal, quer na parceria com a Renault. Esta aposta representa a nossa ambição de apresentar mais e melhores formas de mobilidade. A parceria com a Renault com os seus Zoe 100% elétricos é muitíssimo bem-vinda. Quer a Prio quer a Renault pretendem oferecer soluções sustentáveis que sejam mais que isso, como é o exemplo destas soluções poderem participar num rally”.
“É um prazer estar há dez anos a apostar em novas soluções de energias alternativas e na mobilidade elétrica. Desde 2018 estamos no Eco Rally e este ano uma nova aventura no Campeonato Nacional de Novas Energias. Mais uma vez, é a Prio a apostar em campeonatos e soluções sustentáveis”, salienta Carlos Ferraz.
O que é o Campeonato de Portugal de Novas Energias?
A prova organizada pela FPAK pretende inovar e criar condições para uma sociedade sustentável. Orientada pelas “energias limpas”, com preocupações ambientais e ecológicas, este campeonato é inteiramente dedicado a automóveis de estrada normais, sendo admitidos apenas automóveis elétricos.
Uma competição, várias classificações
Esta foi a 4ª edição do Oeiras Eco Rally Portugal. A prova contou para o “Campeonato de Portugal de Novas Energias 2021” e esteve ainda integrado no campeonato “FIA Electric and New Energy Championship”.
Para o apuramento dos vencedores na classificação do “Campeonato de Portugal de Novas Energias 2021” o critério seguido foi o da regularidade. Esta foi a classificação final que ditou a vitória, entre os portugueses, a Nuno Serrano/Alexandre Berardo.
Já para a classificação para efeitos do “FIA Electric and New Energy Championship” foram levados em consideração dois critérios, o do consumo e o da regularidade. Esta foi a classificação final que deu a vitória dos espanhóis Eneko Conde e Lorenzo Serrano.
A prova de Oeiras foi a primeira de uma série de quatro jornadas que se irão disputar no contexto do primeiro “Campeonato de Portugal de Novas Energias 2021”. As seguintes serão Proença-a-Nova, Estrada Nacional 2 e Circuito UVE.
Por seu lado, o Oeiras Eco Rally Portugal foi a 3ª etapa do “FIA Electric and New Energy Championship 2021“, isto depois do Eco Rally de la Comunitat Valenciana e do Czech New Energies Rallye.