Prio/Renault/Watts On na frente do campeonato de veículos elétricos

23/06/2021

Este ano, a Prio voltou a associar-se ao Portugal Eco Rally para o Campeonato de Portugal de Novas Energias 2021, mas não se cingiu a apoiar institucionalmente a prova, tendo também feito alinhar, juntamente com a Renault, duas equipas suas na competição, ambas também com as cores do Watts On. E uma delas já lidera o campeonato nacional!

Assim, num ano em que o Oeiras Eco Rally bateu o seu recorde de participações de equipas estrangeiras, a Prio e a Renault juntaram-se para criar a equipa portuguesa Prio/Renault Eco Team, a qual tem o apoio do Watts On.

Dois veículos inscritos

Deste modo, a equipa Prio/Renault Eco Team esteve presente com dois automóveis Zoe ZE50 R135: um tripulado pela dupla Nuno Serrano/Alexandre Berardo (veículo com o número 8) que tinha ganho esta prova portuguesa em 2019; e outro com a dupla Eduardo Carpinteiro Albino/João Serôdio (veículo com o nº 27).

Nuno Serrano/Alexandre Berardo no 1º lugar do pódio do Oeiras Eco Rally Portugal que vale também à equipa Prio a liderança do Campeonato de Portugal de Novas Energias 2021. Faltam disputar 3 provas.

Apurados os resultados do Oeiras Eco Rally em termos de regularidade (critério seguido para apurar os resultados do campeonato nacional), a dupla apoiada pelo Watts On, Nuno Serrano/Alexandre Berardo (veículo com o número 8) acabaria por triunfar entre os portugueses.

Considerando que o Oeiras Eco Rally foi a primeira prova do “Campeonato de Portugal de Novas Energias 2021”, competição de regularidade que terá ainda mais três desafios, esta classificação coloca Nuno Serrano/Alexandre Berardo na liderança do campeonato português, neste momento e ao fim de uma prova disputada.
Nuno Serrano/Alexandre Berardo líderes do Campeonato de Portugal de Novas Energias após a primeira prova.

O outro veículo apoiado pelo Watts On, conduzido por Eduardo Carpinteiro Albino/João Serôdio (veículo com o nº 27) finalizou o Oeiras Eco Rally na 6ª posição de regularidade entre os inscritos no “Campeonato de Portugal de Novas Energias”: “Já tinha estado no Eco Rally com outras funções. Como piloto foi a primeira vez e gostei muito. Foi uma experiência difeerente. Já não fazia provas há muito tempo, mas mostrámos que ainda somos competitivos e estamos aqui para disputar o Campeonato que é muito importante”.

Eduardo Carpinteiro Albino/João Fernandes: sextos classificados do CPNE após a primeira prova

Sobre a participação da Prio/Renault, Carpinteiro Albino destaca a motivação da equipa: “Estamos aqui com uma equipa forte. Neste momento, a equipa começou muito bem com o Nuno e o Alexandre a liderar. Nós só conseguimos o 6º lugar para o Campeonato, mas mostramos também que somos uma equipa para lutar pelos primeiros lugares. Vamos tentar fazer o melhor durante o campeonato”.

Parceria entre Prio e Renault

Para Carlos Ferraz, Gestor de Desenvolvimento de Negócio no Âmbito da Mobilidade, mais relevante do que os lugares alcançados é o compromisso com a mobilidade elétrica: “É com muito gosto que nos envolvemos quer no Campeonato de Portugal, quer na parceria com a Renault. Esta aposta representa a nossa ambição de apresentar mais e melhores formas de mobilidade. A parceria com a Renault com os seus Zoe 100% elétricos é muitíssimo bem-vinda. Quer a Prio quer a Renault pretendem oferecer soluções sustentáveis que sejam mais que isso, como é o exemplo destas soluções poderem participar num rally”.

“É um prazer estar há dez anos a apostar em novas soluções de energias alternativas e na mobilidade elétrica. Desde 2018 estamos no Eco Rally e este ano uma nova aventura no Campeonato Nacional de Novas Energias. Mais uma vez, é a Prio a apostar em campeonatos e soluções sustentáveis”, salienta Carlos Ferraz.

O que é o Campeonato de Portugal de Novas Energias?

O Campeonato de Portugal de Novas Energias Prio 2021 é uma competição de regularidade que vai ter quatro provas no seu calendário, tendo a primeira sido este Oeiras Eco Rally, seguindo-se o Eco Race Proença-a-Nova, a Rota N2 Electric e, por fim, o Circuito UVE, provas na modalidade de regularidade com automóveis 100% elétricos.

A prova organizada pela FPAK pretende inovar e criar condições para uma sociedade sustentável. Orientada pelas “energias limpas”, com preocupações ambientais e ecológicas, este campeonato é inteiramente dedicado a automóveis de estrada normais, sendo admitidos apenas automóveis elétricos.

Uma competição, várias classificações
Esta foi a 4ª edição do Oeiras Eco Rally Portugal. A prova contou para o “Campeonato de Portugal de Novas Energias 2021” e esteve ainda integrado no campeonato “FIA Electric and New Energy Championship”.
Para o apuramento dos vencedores na classificação do “Campeonato de Portugal de Novas Energias 2021” o critério seguido foi o da regularidade. Esta foi a classificação final que ditou a vitória, entre os portugueses, a Nuno Serrano/Alexandre Berardo.

Já para a classificação para efeitos do “FIA Electric and New Energy Championship” foram levados em consideração dois critérios, o do consumo e o da regularidade. Esta foi a classificação final que deu a vitória dos espanhóis Eneko Conde e Lorenzo Serrano.
A prova de Oeiras foi a primeira de uma série de quatro jornadas que se irão disputar no contexto do primeiro “Campeonato de Portugal de Novas Energias 2021”. As seguintes serão Proença-a-Nova, Estrada Nacional 2 e Circuito UVE.
Por seu lado, o Oeiras Eco Rally Portugal foi a 3ª etapa do “FIA Electric and New Energy Championship 2021“, isto depois do Eco Rally de la Comunitat Valenciana e do Czech New Energies Rallye.