Renault agarra no “molde” do Twingo original e relança-o como elétrico

16/11/2023

Durante a comemoração do primeiro Dia do Mercado de Capitais da Ampere, a nova divisão de veículos elétricos e software do Grupo Renault, foi revelada um concept do próximo modelo 100% elétrico de acesso da empresa: a quarta geração do Twingo, que chegará ao mercado em 2026 com um preço inferior a 20.000 euros. Ou seja, menos sete mil euros, pelo menos, do que o Twingo Elétrico atual.

 

Com uma carroçaria de cinco portas, o design dianteiro será semelhante ao do Twingo original de 1993, ao passo que a secção traseira tem semelhanças à geração de 2007.

Na realidade, este próxima Twingo elétrico será mais semelhante ao Twingo original do que o mais recente Twingo E-Tech 100% elétrico.

Luca de Meo, CEO do grupo Renault, defende que as marcas, que estão muito viradas para SUV e até SUV de enormes dimensões, deveriam voltar a fabricar viaturas pequenas, já que são muito mais sustentáveis do que os modelos grandes e pesados. “Não faz sentido usar um veículo de 2,5 toneladas para transportar uma única pessoa na cidade”, refere Luca De Meo.

O modelo elétrico terá a plataforma AmpR Small da Ampere, anteriormente conhecida como CMF- B EV.

Para esta próxima geração de elétricos, a Renault está, pois, a apostar nos moldes clássicos: teremos igualmente o Renault 4 (em 2025) e o Renault 5 (em 2024 por cerca de 25 mil euros).

Da esquerda para a direita: Scenic E-Tech, Renault 4, Twingo ‘Legend”, Renault 5 e Megane E-Tech

Para este projeto, o construtor pretende conseguir um consumo de apenas 10 kWh por 100 km, afirmando o Twingo como um elétrico genuinamente adaptado ao meio citadino.

Durante a apresentação do protótipo, batizado de Legend, a marca não divulgou dados técnicos sobre o motor nem a autonomia do futuro modelo.

O novo Renault Twingo elétrico deverá ser produzido em Novo Mesto (Eslovénia), onde a terceira geração do modelo continuará a ser feita até 2024, destacando os responsáveis do fabricante de que irá ter 75% menos emissões de CO2 durante o seu ciclo de vida do que um automóvel europeu médio com motor de combustão interna vendido em 2023.

O Twingo terá como concorrentes o Volkswagen ID.1 e o Citroën e-C3.