A Volkswagen está a experimentar uma nova utilização para as baterias dos seus veículos elétricos, lançando-se na bolsa da eletricidade.

O construtor automóvel e a sua filial Elli “são a primeira empresa do setor automóvel a iniciar a sua atividade no mercado alemão da eletricidade da maior bolsa de energia da Europa, a EPEX Spot”, refere em comunicado.

O comércio de energia consistirá num sistema de armazenamento de baterias estacionárias, denominado PowerCenter, e numa nova plataforma digital de comércio de energia a ser desenvolvida pela Elli.

Num PowerCenter, em Kassel, no centro da Alemanha, as baterias dos veículos elétricos serão utilizadas para armazenar temporariamente eletricidade, que servirá depois para alimentar a plataforma de negociação, explica o grupo.

O SISTEMA DE BATERIAS ESTACIONÁRIAS ARMAZENARÁ A ENERGIA COMERCIALIZADA NO MERCADO DA ELETRICIDADE.

Quando os preços da eletricidade são baixos e há muita energia eólica e solar disponível, a eletricidade será comprada e carregada nas baterias. Quando os preços são elevados e a oferta é escassa, a eletricidade será vendida e reintroduzida na rede.

Para armazenar esta eletricidade, serão inicialmente utilizados 28 sistemas de baterias e 38 módulos de células do e-Up da Volkswagen.

A ideia é utilizar “a crescente capacidade de armazenamento dos automóveis elétricos e das baterias no sistema energético e contribuir assim para a transição energética”, explica a Volkswagen.

O armazenamento intermédio de energias renováveis é visto como uma questão crucial na transição para energias mais ecológicas.

Outros fabricantes de automóveis já estão a utilizar baterias usadas para o armazenamento estacionário de eletricidade. Em 2017, a BMW encomendou um “parque de armazenamento” em Leipzig com até 700 baterias do BMW i3 para armazenar temporariamente a energia de quatro das suas próprias turbinas eólicas.

Desde o final de 2021, a Audi, que pertence à VW, tem vindo a utilizar baterias de iões de lítio em segunda mão nas suas estações de carregamento rápido.