Até lá, o construtor definiu metas intercalares, sendo um desses objetivos a redução da sua pegada de emissões de carbono em 40% entre os anos de 2018 e 2025.
A empresa já tinha anunciado que pretende ter, em 2025, 50% do total das suas vendas mundiais em versões eletrificadas o que representaria uma redução de 50% das emissões por automóvel entre os anos de 2018 e 2025.
Em 2015, o acordo climático global estabelecido em Paris pretende que fossem tomadas medidas concretas com vista a conter o aquecimento global em 1.5 graus Celsius.
A Volvo alinha nessa estratégia, traçando um plano que vai para além da redução das emissões de escape através da eletrificação.O plano da Volvo Cars engloba ainda as emissões dos processos de produção, a cadeia de fornecedores e a utilização de material reciclado.
Hakan Samuelsson, presidente executivo da Volvo Cars, refere que “na Volvo Cars queremos mudar as variáveis que conseguimos controlar ao nível das nossas operações e das emissões de escape dos nossos automóveis. Mas queremos também mudar as variáveis onde podemos ter alguma influência, ao chamarmos a atenção dos nossos fornecedores e do setor da energia para se juntarem a nós, com vista a obtermos um futuro com um impacto climático neutro”.
Metas em áreas operativas
Para conseguir, até 2025, um corte de 40% do nível de emissões de CO2, a Volvo Cars estabeleceu diversas metas em diferentes áreas operativas.
• redução de 25% das emissões relacionadas com a cadeia global de fornecimento;
• utilização de 25% de plástico reciclado em cada novo automóvel;
• redução de 25% nas emissões geradas pelas operações globais de produção e logística.
A Volvo Cars foi o primeiro dos construtores automóveis tradicionais a anunciar um compromisso total com a eletrificação e uma substituição dos automóveis com apenas um motor a combustão.
A partir de agora, cada novo automóvel Volvo será eletrificado, com a parte a anunciar o primeiro modelo 100% elétrico – o XC40 Recharge.