Volvo Cars apresenta plano para ser empresa com impacto climático neutro

20/10/2019

Para além do XC40 elétrico, a Volvo Cars apresentou também um ambicioso plano ambiental, cujo propósito último é ser uma empresa com um impacto climático neutro em 2040.

Até lá, o construtor definiu metas intercalares, sendo um desses objetivos a redução da sua pegada de emissões de carbono em 40% entre os anos de 2018 e 2025.

A empresa já tinha anunciado que pretende ter, em 2025, 50% do total das suas vendas mundiais em versões eletrificadas o que representaria uma redução de 50% das emissões por automóvel entre os anos de 2018 e 2025.

Em 2015, o acordo climático global estabelecido em Paris pretende que fossem tomadas medidas concretas com vista a conter o aquecimento global em 1.5 graus Celsius.

A Volvo alinha nessa estratégia, traçando um plano que vai para além da redução das emissões de escape através da eletrificação.

O plano da Volvo Cars engloba ainda as emissões dos processos de produção, a cadeia de fornecedores e a utilização de material reciclado.

Hakan Samuelsson, presidente executivo da Volvo Cars, refere que “na Volvo Cars queremos mudar as variáveis que conseguimos controlar ao nível das nossas operações e das emissões de escape dos nossos automóveis. Mas queremos também mudar as variáveis onde podemos ter alguma influência, ao chamarmos a atenção dos nossos fornecedores e do setor da energia para se juntarem a nós, com vista a obtermos um futuro com um impacto climático neutro”.

Metas em áreas operativas

Para conseguir, até 2025, um corte de 40% do nível de emissões de CO2, a Volvo Cars estabeleceu diversas metas em diferentes áreas operativas.

Eis alguns dos objetivos para 2025:
• redução de 25% das emissões relacionadas com a cadeia global de fornecimento;
• utilização de 25% de plástico reciclado em cada novo automóvel;
• redução de 25% nas emissões geradas pelas operações globais de produção e logística.

A Volvo Cars foi o primeiro dos construtores automóveis tradicionais a anunciar um compromisso total com a eletrificação e uma substituição dos automóveis com apenas um motor a combustão.

A partir de agora, cada novo automóvel Volvo será eletrificado, com a parte a anunciar o primeiro modelo 100% elétrico – o XC40 Recharge.