Depois de revolucionar o modo como pessoas fazem compras, a Amazon tem tentado também revolucionar outros aspetos do funcionamento do negócio. E agora surgiu a imagem de uma nova patente, mas de natureza bem mais problemática: uma jaula para alojar trabalhadores da loja online, enquanto estão de serviço. Com o tratamento dos seus trabalhadores a ser uma área contenciosa, qual seria a justificação para este método de trabalho?
É verdade que a Amazon patenteou esta jaula em 2016, mas o seu objetivo à época era melhorar a segurança dos trabalhadores, quando estava a introduzir uma série de robôs autónomos capazes de transportar mercadorias de um lado para o outro nos armazéns. Estas jaulas serviriam para proteger os trabalhadores dos robôs, podendo assim mover-se com segurança sem a hipótese de colidir com uma máquina a transportar um peso elevado. E como não podiam pegar em objetos, os trabalhadores dentro da jaula também iriam utilizar um braço mecânico com uma garra para poder manipular objetos no exterior.
Em todo o caso, a Amazon já confirmou que não tem qualquer plano para colocar esta jaula em ação. De acordo com Dave Clark, um executivo da empresa americana, a patente está registada, mas nenhuma máquina será feita com base neste design. Em vez disso, e tendo que lidar com comentários sobre tratamento distópico de trabalhadores, a loja online criou coletes para serem distribuídos pelos seus empregados, emitindo um sinal que é reconhecido pelos robôs autónomos, movendo-os noutra direção, para longe dos humanos. Apesar disso, esta explicação não afasta as críticas de mau tratamento dos seus empregados.