M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Jeff Bezos, fundador da cadeia de retalho online Amazon, é, tal como muitos dos novos milionários da era da Internet, alguém com pouca paciência para as regras tradicionais. Por isso, o empresário americano é um daqueles que encara as viagens espaciais como um desafio e não como uma excentricidade. Tanto que Bezos já avisou que está disposto a coloniza a Lua sozinho.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Tal como Elon Musk e Richard Branson, Jeff Bezos também tem planos para levar a humanidade ao espaço sideral, através da sua empresa Blue Origin. Bezos anunciou publicamente, numa conferência dedicada à exploração espacial, que quer montar uma colónia lunar, e que está disposto a trabalhar com a NASA e com a ESA (Agência Espacial Europeia), pois “podemos fazê-lo mais depressa com uma parceria”, mas que “vamos fazê-lo, mesmo que elas não o façam”.

A Blue Origin já tem um avião suborbital, o New Sheppard, e está a desenvolver um foguetão, o New Glenn, que deverá ser capaz de transportar um módulo lunar para começar a construir uma colónia na superfície do satélite natural terrestre, em meados da próxima década. Para Bezos, a Lua é o local ideal para exploração espacial, pois “parece feito de propósito para nós. Tem depósitos de água para criarmos ar, água potável e combustíveis e tem sol durante todo o dia, para painéis solares”.

A Lua será o palco não só de uma rampa de lançamento para exploração espacial, mas também para indústria pesada em larga escala. Bezos acredita que a Terra vai ser usada apenas como área residencial ou para indústria ligeira, dentro dos próximos 100 anos, e que todo a produção industrial poderá ser feita mais facilmente no espaço.