M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Supermercados que entregam compras a casa já são lugar-comum, e muitos dos retalhistas que oferecem este serviço um pouco por todo o mundo até já estão a usar veículos autónomos, como drones ou outros veículos, para entregar os seus produtos à sua porta. Mas agora o próprio supermercado vai ter consigo, levando uma montra inteira de produtos num pequeno carro autónomo, de modo a que o cliente possa escolher os produtos que quer, a partir do degrau da porta da sua da casa.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Este serviço vai ser inaugurado nos Estados Unidos, com a cadeia stop & shop a usar um carro autónomo como se fosse uma mercearia, com uma gama de produtos alimentares e de conveniência que podem ser escolhidos à vista pelo cliente, sem que necessite de sair de casa. Este serviço vai ser inaugurado na próxima primavera, e vai estar circunscrito, no arranque, à zona de Boston, no nordeste dos Estados Unidos. Os carros vão ser construídos pela Robomart, uma startup baseada na Califórnia, e vão permitir à Stop & Shop encontrar um novo público longe das suas lojas.

A cadeira americana de lojas de conveniência reconhece que, mesmo com compras através de internet e serviços de entrega à porta, os consumidores preferem escolher muitos dos seus produtos alimentares de consumo diário através de contacto direto. Assim, os clientes da Stop & Shop vão poder chamar um carro autónomo da Robomart através de um aplicativo de smartphone, escolher os produtos e fechar a porta de casa, enquanto o localizador RFID e vários sensores detetam que mercadorias foram selecionadas, incluindo-as no preço final, que vai ser debitado ao cliente em meros segundos.