M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O Exército Britânico está a fazer um teste em massa de novas tecnologias, chamado Autonomous Warrior (Guerreiro Autónomo) para avaliar a possibilidade de usar drones e robôs para transportar alimentos e munições a soldados nas frentes de batalha. Para isso, pretende desenvolver tecnologia autónoma, permitindo a estas máquinas circularem sozinhas e moverem-se em direção a um ponto predeterminado, sem necessidade de comandos permanentes nem de uma escolta militar.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Além de transporte de mantimentos para os soldados em missão, estes drones e robôs também deverão ser usados em missões de patrulha e espionagem, pois o comunicado do Exército Britânico também mencionou que outro objetivo dos testes é “observar alvos a longa distância e definir alvos com precisão”. Não foi confirmado se estas missões serão levadas a cabo pelos veículos autónomos, mas este anúncio, feito através do Ministério de Defesa, surgiu pouco depois do site Drone Wars UK ter feito uma reportagem sobre o uso de inteligência artificial para atacar alvos humanos sem qualquer decisão humana.

Em todo o caso, estes equipamentos prometem ser necessários para reduzir situações de perigo para tropas durante combate, já que caravanas de material, viajando pelo ar ou por Terra, não necessitariam de proteção e poderiam fazer movimentos de curta duração sem colocar elementos humanos das forças armadas em perigo de vida. O teste do Guerreiro Autónomo faz parte de um investimento de 800 milhões de libras (900 milhões de euros) para reduzir perdas de soldados em combate.