A sinergia entre os construtores automóveis e o universo da tecnologia começa a ser cada vez mais evidente, não só com os carros a disporem de muitas das funcionalidades que até aqui se podiam encontrar nos smartphones, mas também com estes últimos a receberem elementos inspirados nos automóveis.

Um dos casos mais recentes é o da OnePlus, que irá apresentar na edição deste ano da Feira da Eletrónica de Las Vegas (CES) o seu protótipo para um primeiro smartphone com tecnologia de vidro eletrocromático, a mesma que se pode encontrar em modelos tão exclusivos como o McLaren 720S, no qual o tejadilho de vidro pode permitir ou impedir a entrada de mais luminosidade no habitáculo.

No caso do fabricante de telemóveis, a intenção passa por criar um um dispositivo ‘limpo’ na sua imagem, escondendo a câmera traseira precisamente com essa tecnologia, com a OnePlus a explicar em antecipação à revelação do seu novo aparelho que o vidro irá esconder as lentes das câmeras traseiras “atrás de um corpo de vidro limpo e revelá-las apenas quando estiverem em utilização”.

O conceito chave aqui é fornecer um smartphone de visual uniforme, criando um modelo sem sobressaltos nas suas formas, dando origem a “uma secção traseira limpa e sem quebras”. Aproveitando o progresso tecnológico, a OnePlus irá aplicar partículas orgânicas que variam na sua opacidade mediante a voltagem que lhes é aplicada.

Pouco mais se conhece sobre este telemóvel da OnePlus, nem sequer o nome do mesmo, mas a edição do CES que se inicia no dia 7 de janeiro irá trazer mais respostas. Note-se, ainda, que a fabricante de smartphones conta com uma parceria com a McLaren para o OnePlus 7T Pro, dispondo de inspiração nos modelos da conhecida marca de Woking, no Reino Unido.