M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O autocarro escolar é uma visão comum na maioria das zonas suburbanas dos Estados Unidos. São facilmente reconhecíveis e mantêm o mesmo estilo visual há anos, até porque muitos deles já estão em serviço há décadas. E é por isso que estão dedicados a desaparecer, para dar lugar a um novo tipo de transporte autónomo de crianças.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Babcock Ranch, na Florida, é a primeira cidade americana alimentada completamente por energia solar. Sendo um projeto ecológico, não podia ter um velho autocarro escolar com motor V8 a gasolina a fazer barulho na zona residencial. Por isso, a Transdev, criadora de tecnologia para veículos autónomos, também criou o primeiro autocarro escolar da nova geração, sem poluição, sem condutor, mas na tradicional cor amarela.

A Transdev já era a fornecedora de veículos autónomos partilhados da cidade de Babcock Ranch, um serviço que foi criado para eliminar a dependência dos residentes em transportes pessoais. Acrescentar um autocarro escolar é apenas uma extensão de um sistema que já existe. O veículo autónomo é igual aos outros veículos da Transdev, um cubo com motor elétrico que atinge 13 km/h, mas que no futuro poderá acelerar até 50 km/h. O seu conjunto de sensores permite à inteligência artificial reagir 30 vezes mais depressa que um ser humano.

O autocarro escolar da Transdev tem espaço para transportar 12 crianças, mas para já só consegue fazer a viagem entre um ponto central para apanhar os passageiros e a escola. No futuro, já vai ser possível programar uma rota para apanhar cada passageiro diretamente a casa, com um serviço porta a porta que pode ser reservado através de um aplicativo de telemóvel. Este serviço comprova que é possível para um veículo autónomo fazer o transporte de menores de idade sem um adulto presente.

 

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