M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A indústria automóvel está a trabalhar em automóveis autónomos para tornar a vida a bordo mais confortável, mas esta tecnologia vai beneficiar o trabalho tanto como o conforto. Também o camionista profissional vai poder trabalhar no seu camião autónomo, e a Volvo Trucks é a marca que mais está a trabalhar nesta tecnologia inovadora. Por isso, a marca sueca já está pronta para fornecer uma frota inteira para as operações numa mina de calcário.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Volvo Trucks (divisão de pesados da marca sueca, que há muitos anos está totalmente separada dos automóveis) construiu seis camiões FH que vão ser usados para transporte dentro das minas exploradas na Noruega pela empresa Bronnoy Kalk. Estes camiões foram construídos especificamente para lidar com as condições da mina, podendo viajar até cinco quilómetros no interior, sem baterem em obstáculos no interior nem se perderem, já que, no interior da mina, não podem ser detetados por satélite.

O camião autónomo da Volvo permite à empresa de extração de minério trabalhar de forma mais eficiente e segura, transportando calcário em rocha, de maneira mais eficiente e em maior segurança, entre os dois centros de operação da Bronnoy Kalk. Os seis camiões não foram vendidos, em vez disso, a firma norueguesa paga ao construtor de veículos pesados por cada tonelada de material que é transportada na caixa de carga. Desta forma, a Volvo Trucks poderá gerir diretamente as frotas que produz, adequando os seus camiões a cada serviço, apenas no tempo em que uma empresa necessita de usar estas soluções de transporte.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.