Seattle: Um museu com os Nirvana e a…

Em Seattle instalei-me num simpático hostel, no centro da cidade, onde fiquei duas noites. Durante o dia que ali estive fui, acompanhado de uma brasileira que conheci no Hostel, visitar primeiro o Mercado Local e…

Parei a moto no deserto para ver um…

Já esperava um concerto fora do vulgar mas este superou em muito todas as expectativas que pudesse ter. Ainda por cima, para ajudar à festa, estava uma temperatura noturna ideal, dos seus 24, 25º, noites…

As belezas de Quioto e um bife do…

Quioto, que foi capital do Japão por mais de mil anos, até 1869, é uma cidade fantástica. Tem um ambiente descontraído para uma cidade com um milhão e meio de habitantes. Avenidas largas, com espaço,…

Osaka: Os portugueses chegam ao Japão, de moto

Nunca tinha vindo ao Japão mas os japoneses que conheci abriram-me a curiosidade. Eram pessoas calmas, simpáticas, civilizadas, preocupadas com o bem comum. E depois assisti aquela cena que deixou os brasileiros incrédulos, quando, no…

A última paragem na Austrália da Volta ao…

Quando cheguei a Adelaide fui direito a um concessionário Honda, onde precisava de deixar a moto para a encaixotarem e poder ser embarcada para o Japão, onde vou a seguir. Só à porta do concessionário,…

Austrália ou como fazer sauna numa tenda

Acordei pelas oito da manhã encharcado em suor. As temperaturas rondam os 40º durante o dia e, à noite, não baixam dos 35. Fui dar um mergulho à piscina do parque onde fiquei a ler…

Na ilha de Brooke Shields com uma manta…

No dia seguinte tinha marcado um passeio de barco com o equipamento de “snorkeling” para irmos nadar com as Mantas, num canal entre duas ilhas onde elas passam quando a maré começa a vazar. Felizmente…

Travessia nocturna para Sumbawa

Quando voltei ao restaurante buscar a moto depois da visita às cascatas ainda tinha as calças encharcadas mas, como estava calor, decidi arrancar mesmo assim para ver se chegava à vila do porto onde embarcaria…

Bali o turismo de massas e o paraíso…

A ilha de Bali, para quem está à espera de praias paradisíacas desilude bastante. É uma ilha vulcânica e por isso as praias são de areia escura, pouco atrativa. A que chamam “double six” perto…

De scooter e cavalo até à cratera do…

Dia difícil mas sensacional. Felizmente acordei cedo e saí do hotel em Malang ainda antes das nove. A ideia para o dia era visitar um vulcão a cerca de 50 Km da cidade e depois…

Um dia em Jacarta

A Indonésia é o 15º país maior do mundo, com perto de dois milhões de quilómetros quadrados espalhados por mais de 17.500 ilhas, das quais cerca de 1.000 são permanentemente habitadas. Com mais de 250…

Um beija mão entre a mesquita e a…

  Cheguei a Jakarta ao fim da tarde e, como de costume, fui enganado pelo táxi que me levou ao Hotel. Só que aqui é ainda dentro do aeroporto que têm uns balcões onde várias…

No topo do mundo do Marina Bay Sands

Ainda em relação aos pneus que montei ontem na moto é interessante verificar o seguinte: eles tinham os pneus Metzeler em promoção, que são excelentes e foi os que escolhi. O curioso é que são…

Um divertido jantar em Kuala Lumpur

No dia seguinte decidi ir explorar um bocado desta costa oriental da Malásia. A maior parte dela está ao abandono, com excelentes locais para se construírem bons hotéis junto à praia, mas com apenas alguns…

Das plantações de chá à blasfémia da cerveja

Pela manhã, em Cameron Highlands, visitei duas impressionantes plantações de chá, que cobrem montes e vales a perder de vista. O ano passado tinha visto plantas de chá pela primeira vez na vida, quando andei…

Volta ao mundo de moto: Os macacos ao…

Can Pak Bera fica a menos de cem quilómetros da fronteira com a Malásia. Deixei o Hotel perto das onze horas e, ao parar numa bomba de gasolina, um homem da minha idade olhou para…

De ilha em ilha na Tailândia

No dia seguinte, pelas oito da manhã, vieram-me buscar ao Hotel numa “pick-up” para o tal passeio de barco. Ao princípio, sozinho na caixa de carga, senti-me como os negros que vi na Namíbia a…

Um mergulho na ilha Phi Phi

Hoje, acordei já perto das dez, tomei o pequeno-almoço num restaurante a 300 metros de casa e, antes de deixar Phuket, ainda me fui despedir da menina, tão querida, com quem tinha estado ontem à…

As mil luzes de Pukhet

Em Ranong jantei a melhor refeição desde que estou na Tailândia. Foi num restaurante que me indicaram no hotel onde estava a ficar. Era um sítio sem grandes requintes, com um sistema em que os…

Sapos a imitar máquinas de lavar

Saí de Hua Hin já perto do meio-dia, depois de ter passado na lavandaria local a levantar a roupa que lá tinha deixado no dia anterior. Estava uma chuva miudinha que teimava em não passar.…

Um bar num 64º andar com vista sobre…

Quando saíamos de manhã do hotel em Bangkok, para visitarmos uma infernal feira onde a Maria queria fazer umas compras antes de partir, ela pediu ao guarda do hotel para nos tirar uma fotografia juntos…

Entre ilhas paradisíacas e Banguecoque

A cidade de Chalyaphum não tem graça nenhuma e o hotel que encontrámos era sujo de maneira que pela manhã passámos só em duas lojas a comprar pasta de dentes e uns auscultadores para a…

Convidados à pressão para um casamento tailandês

Na manhã em que deixámos os animados pescadores arrancámos em direção a Loei mas o dia pôs-se cinzento e apanhámos muita chuva que nos fez parar várias vezes, quando caía com mais intensidade. De uma…

Uma noite de karaoke numa aldeia de pescadores…

Quando saímos de Chiang Mai a minha ideia era continuar a volta à Tailândia, agora descendo pelo lado oriental, perto da fronteira com o Laos. Assim, nessa manhã olhei para o mapa e decidi ir…

Vai dar banho ao elefante

Pelas dez da manhã partimos em direção a Sukhothai onde chegámos ainda a tempo de visitar parte da velha cidade. No início do século XIII Sukhothai foi um próspero reino que muitos consideram ter dado…

De regresso à Tailândia com a minha filha…

Já estava com saudades de pegar na moto e partir, rumo ao desconhecido, sem horário ou calendário. Em Maio tinha deixado a “Cross Tourer” em Bangkok, em casa de um casal que conheci através de…

Pelo Cambodja como no Tomb Raider

Depois daquele dia passado na floresta, caí na cama, de rastos, às dez da noite. Acordei às seis e pelas sete estava a tomar o pequeno almoço numa das barracas da vila, ao lado de…

O homem da floresta e o país mais…

Dia fantástico passado na floresta. Ontem tinha ficado nesta vila, com as ruas em terra batida, junto a um rio. Depois de me aconselharem a não seguir viagem pelo outro lado do rio decidi ficar…