O alerta vermelho em vigor, face ao risco máximo de incêndio, ditou o parecer do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e da Floresta). Todo o restante programa permanece inalterado.
Em comunicado, o Clube Automóvel de Amarante apela, com veemência, «à consciência e responsabilidade de todos os intervenientes, em particular os espetadores que vão acompanhar na estrada o desenrolar da prova, para que cumpram escrupulosamente com a lei vigente».
O clube organizador sublinha « a total proibição de fumar e foguear nas proximidades de qualquer zona arborizada, bem como para que recolham todos os resíduos provenientes da passagem pelas classificativas, e em particular, todos os recipientes de vidro e outros materiais passíveis de gerar ignições em ambiente natural».
O rali apresenta lista de 79 inscritos (15 R5) e é pontuável para os Campeonatos de Portugal de Ralis (CPR), R4 Kit, 2 WD, Clássicos, Iniciados e Campeonato Norte (34 inscritos, incluindo dois Porsche 911 GT Cup de Vítor Pascoal e Paulo Carvalheiro), Peugeot Rallye Cup e Copa 106.
Nesta 7.ª e antepenúltima prova do CPR, o líder Ricardo Teodósio (Skoda), apesar de marcar presença, não vai pontuar, pelo que o duelo entre os pilotos dos Hyundai – Armindo Araújo e Bruno Magalhães, respetivamente, 2.º e 3.º classificados no campeonato – promete ser renhido.Nestas contas, pode interferir João Barros (Skoda), que o ano passado apenas foi suplantado na derradeira classificativa.
Os pilotos do Team Hyundai Portugal apostam forte na vitória. O atual campeão Armindo Araújo (Hyundai) idealizou a tática para este rali, «com troços idênticos ao ano passado, outros completamente novos. O nosso objetivo é atacar logo desde o início, para tentar lutar pela vitória», adiantou.
Para Bruno Magalhães, estreante neste rali, «o objetivo é voltar a discutir o primeiro lugar, até porque ainda está tudo em aberto no campeonato. Os candidatos ao título vão dar tudo por tudo e é nestas condições de exigência máxima que gostamos de competir».
Na corrida ao título, este rali é decisivo para as ambições de Miguel Barbosa. O piloto do Skoda confessa «estar muito motivado e apostado em lutar pelas primeiras posições num rali que promete ser muito competitivo» e que conta com a participação do campeão dos Açores, Luís Miguel Rego (Ford Fiesta).
O 1.º dia (sexta feira) tem no programa matinal o shakedown e a especial de qualificação (3,49 km) em Manhuncelos (Marco de Canaveses).
Após a partida (16 horas)de Marco de Canaveses, onde está instalado o parque de assistência, os concorrentes cumprem o troço Rio Tâmega (10,21 km), uma novidade em dupla passagem. Entre ambas, há um reagrupamento em Amarante.
A terminar o 1.º dia, a superespecial noturna (1,52 km) no centro de Baião.
Ao todo, 21,94 km ao cronómetro no 1.º dia de rali.
O final da manhã, haverá um reagrupamento, seguido de parque de assistência em Marco de Canaveses.
A cerimónia do pódio está marcada para Baião.
Ver mais em:
http://terrasdaboboreira.pt/wp-content/uploads/2019/08/Guia-Rali-amarante-2019-1-1.pdf