Moralizado pelo resultado e pela exibição na Madeira, (foto) Bruno Magalhães vai lutar pela vitória
O Rali Terras de Aboboreira, nas estradas dos concelhos de Amarante, Baião, e – novidade – Marco de Canaveses promete, hoje e amanhã, elevado grau de competitividade, pese embora o encurtamento da prova, com o cancelamento da classificativa Marão, a 10.ª derradeira e a mais extensa (17,3 km).

O alerta vermelho em vigor, face ao risco máximo de incêndio, ditou o parecer do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e da Floresta). Todo o restante programa permanece inalterado.

Em comunicado, o Clube Automóvel de Amarante apela, com veemência, «à consciência e responsabilidade de todos os intervenientes, em particular os espetadores que vão acompanhar na estrada o desenrolar da prova, para que cumpram escrupulosamente com a lei vigente».

O clube organizador sublinha « a total proibição de fumar e foguear nas proximidades de qualquer zona arborizada, bem como para que recolham todos os resíduos provenientes da passagem pelas classificativas, e em particular, todos os recipientes de vidro e outros materiais passíveis de gerar ignições em ambiente natural».

O rali apresenta lista de 79 inscritos (15 R5) e é pontuável para os Campeonatos de Portugal de Ralis (CPR), R4 Kit, 2 WD, Clássicos, Iniciados e Campeonato Norte (34 inscritos, incluindo dois Porsche 911 GT Cup de Vítor Pascoal e Paulo Carvalheiro), Peugeot Rallye Cup e Copa 106.

Nesta 7.ª e antepenúltima prova do CPR, o líder Ricardo Teodósio (Skoda), apesar de marcar presença, não vai pontuar, pelo que o duelo entre os pilotos dos Hyundai – Armindo Araújo e Bruno Magalhães, respetivamente, 2.º e 3.º classificados no campeonato – promete ser renhido.

Nestas contas, pode interferir João Barros (Skoda), que o ano passado apenas foi suplantado na derradeira classificativa.

Os pilotos do Team Hyundai Portugal apostam forte na vitória. O atual campeão Armindo Araújo (Hyundai) idealizou a tática para este rali, «com troços idênticos ao ano passado, outros completamente novos. O nosso objetivo é atacar logo desde o início, para tentar lutar pela vitória», adiantou.

Para Bruno Magalhães, estreante neste rali, «o objetivo é voltar a discutir o primeiro lugar, até porque ainda está tudo em aberto no campeonato. Os candidatos ao título vão dar tudo por tudo e é nestas condições de exigência máxima que gostamos de competir».

Miguel Barbosa (Skoda) ´candidato aos lugares cimeiros

Na corrida ao título, este rali é decisivo para as ambições de Miguel Barbosa. O piloto do Skoda confessa «estar muito motivado e apostado em lutar pelas primeiras posições num rali que promete ser muito competitivo» e que conta com a participação do campeão dos Açores, Luís Miguel Rego (Ford Fiesta).

À procura de um resultado retumbante, José Pedro Fontes (Citroën) confessa que «estamos ansiosos por alcançar a primeira vitória do ano e seria muito bonito fazê-lo neste rali, onde há um ano a equipa levou o C3 R5 ao lugar mais alto do pódio, a primeira vitória absoluta do modelo no nosso país».

O 1.º dia (sexta feira) tem no programa matinal o shakedown e a especial de qualificação (3,49 km) em Manhuncelos (Marco de Canaveses).

Após a partida (16 horas)de Marco de Canaveses, onde está instalado o parque de assistência, os concorrentes cumprem o troço Rio Tâmega (10,21 km), uma novidade em dupla passagem. Entre ambas, há um reagrupamento em Amarante.

A terminar o 1.º dia, a superespecial noturna (1,52 km) no centro de Baião.

Ao todo, 21,94 km ao cronómetro no 1.º dia de rali.

No dia seguinte (sábado), após a partida (9.00 horas) de Marco de Canaveses, são três as classificativas a percorrer em dupla passagem: Marco/Rios de Emoção (10,95 km), outra das novidades deste rali; Baião/ Vida Natural (10,36 km), sem alterações face a 2018, e Carvalho de Rei (11,21 km), com o início encurtado.

O final da manhã, haverá um reagrupamento, seguido de parque de assistência em Marco de Canaveses.

A cerimónia do pódio está marcada para Baião.

Ver mais em:

http://terrasdaboboreira.pt/wp-content/uploads/2019/08/Guia-Rali-amarante-2019-1-1.pdf

https://www.fpak.pt/