Start-up americana apresentou o Canoo, elétrico, autónomo e o primeiro da nova era pós-SUV. Chama-lhe ‘loft’ urbano sobre rodas…

Canoo é o nome de batismo de mais uma start-up na área do automóvel. Sedeada em Los Angeles, nos Estados Unidos, dedica-se ao desenvolvimento de sistemas de condução eletrificados e acaba de apresentar o seu primeiro protótipo, um veículo com formato invulgar, que se configura a gosto através de soluções de personalização quase infinitas.

O concept foi construído em apenas 19 meses e, segundo os responsáveis do projeto, antecipa tendência que se segue. «Acreditamos que o potencial da arquitetura EV pode permitir uma era pós-SUV. Nós prometemos um conceito verdadeiramente diferente para os veículos elétricos e o nosso Canoo demonstra que podemos cumprir com essa visão», anunciou Ulrich Kranz, responsável pelo design.

O projeto ainda não passou da fase de maqueta, estando a apresentação do modelo definitivo calendarizada para meados de 2021, altura em que a jovem fabricante também revelará mais detalhes sobre o modelo de negócio que prepara, assente num esquema de subscrições, em alternativa às formas de aquisição tradicionais.

Segundo os responsáveis da Canoo, o modelo será pensado para a condução urbana, prático e fácil de manobrar na urbe, com interior minimalista, para a obtenção de cotas habitáveis muito generosas. Um loft urbano sobre rodas. É assim que é definido pelos seus criadores…

a carregar vídeo

Com as dimensões interiores aproximadas as de um SUV de grandes dimensões, o veículo da Canoo acolhe até sete ocupantes, em bancos como os que encontraria num qualquer apartamento. Os traseiros, por exemplo, copiam o formato de um confortável sofá, enquanto os assentos dianteiros se inspiram em cadeiras. «Os carros sempre foram desenhados para transmitir uma certa imagem e determinadas emoções; desta forma, decidimos repensar completamente o desenho, concentrando-nos naquilo que os futuros utilizadores realmente necessitarão. E foi assim que desenvolvemos este veículo inspirado num loft», explicou Kim.

100% conectado, o Canoo está construído sobre uma plataforma do tipo skateboard, que alberga as baterias e o módulo elétrico. E todas as versões deverão partir desta base rolante, independentemente da configuração selecionada, para otimização do processo de produção e muito melhor gestão do espaço. A autonomia anunciada ronda os 400 km, podendo restabelecer-se até 80% da carga nas baterias em cerca de 30 minutos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.