Triumph Bonneville T120: Uma irresistível clássica dos tempos modernos

Conduzir uma moderna Triumph Bonneville é ter o melhor dos dois mundos. O charme irresistível de uma moto clássica que carrega consigo uma história de repetidos fenómenos de moda, sempre relacionados com o espírito de liberdade e rebeldia, e rodar numa moto cheia de atributos tecnológicos actuais, ágil e confortável e com um motor cheio de pujança a garantir um enorme prazer de condução.
Ir testar e rodar numa Triumph Bonneville é sempre uma ocasião especial. Inspirada na lendária Bonneville de 1959, a T120 é uma clássica moderna perfeitamente adaptada às exigências dos motociclistas de hoje.

IMG_1436 (3)

Para além do mais a Bonneville desperta o nosso lado mais rebelde, transporta-nos no tempo, quando as motos faziam parte de uma atitude de rebeldia e te permitiam aceder a um determinado estatuto social, naquele tempo quando se chegava ao café e te juntavas ao grupo e todos te olhavam com respeito e admiração. O curioso é que essa realidade nunca mudou e manteve-se inalterada ao longo de décadas. Em qualquer lugar onde se pare a Triumph Bonneville continuamos a ser o alvo das atenções.

Mas a verdade é que temos que lhe dar todo crédito, é verdade, as suas linhas clássicas não passam de moda e neste momento são a tendência que marca as motos urbanas, uma nova tendência designada hipster de jovens e menos jovens que procuram reviver um lifestyle que vai buscar referências ao passado e ao tempo dos rebeldes de Hollywood, James Dean, Marlon Brando e logo depois Steve McQueen, encarnando o espírito e as vestes que, em torno das motos Triumph, marcaram toda uma época.

IMG_1394

É essa magia que esta Triumph Bonneville transporta consigo, mas enganem-se aqueles que pensam que se resume apenas a isso. A nova T120 é uma moto moderna cheia de atributos que garantem segurança, conforto, qualidade, prestações como qualquer outra moto moderna de hoje em dia.

Contacto

Para rodar numa Triumph Bonneville é preciso antes de mais vestir-nos a rigor. O blusão, as calças, as botas e obviamente o capacete tudo tem que estar a condizer com o estilo clássico e revivalista da T120. É toda uma sintonia que se cria em torno do conceito para que a harmonia seja total. E isso é algo que acontece de forma espontânea como se de um sentimento de respeito se tratasse.

A Bonneville é bela nesta decoração em branco e negro com frisos dourados. Clássica na sua concepção mas cheia de pequenos pormenores que nos seduzem, denotando o cuidado com que os designers da Triumph desenharam alguns dos seus elementos, que apesar de incluírem tecnologia moderna, mantêm um aspecto vintage. Exemplo claro é o da admissão, que apesar de ser injecção aparenta o corpo de um antigo carburador.

A T120 é uma moto confortável, praticamente sem vibrações, com uma posição de condução perfeitamente natural, com potência suficiente para garantir um desempenho à altura e o torque necessário para permitir rodar calmamente a baixas rotações.

O Motor

O novo motor da T120 é um bi-cilíndrico de 8 válvulas cheio de carácter e de torque elevado. Foi especialmente desenvolvido para esta moto e garante uma condução absolutamente irrepreensível e sem vibrações desde baixíssimas rotações, com o torque máximo de 105 NM às 3100 rpm, ou seja mais 54% que a geração anterior, subindo de regime com enorme facilidade e suavidade graças ao novo sistema ride-by-wire que incorpora.

86169

O design do motor está inspirado nas Bonneville dos anos 60, com alhetas de refrigeração para manter a sua aparência vintage, embora tenha refrigeração líquida, com tampas laterais em alumínio escovado, de efeito belíssimo, e pormenores em bronze que reforçam a elegância de todo o conjunto.

O moderno motor de 1200cc de aspecto clássico, combinado com uma linha de escapes belíssimos, com design retro, reforçam a linha clássica desta moderna Bonneville. O som dos escapes é maravilhoso, com um ronco característico dos bi-cilíndricos britânicos, que nos envolvem no espírito revivalista da T120.

Adaptação e condução

A Triumph Bonneville T120 é uma clássica moderna com funções que permitem melhorar a nossa condução e adaptá-la às circunstâncias e ao nosso estilo. E assim sendo a T120 inclui algumas funções normalmente vistas nas motos modernas sem perder no entanto o seu carácter e autenticidade como clássica.

O ABS é de série e garante um controle sempre preciso da T120. A função Ride-by-Wire permite precisão na aceleração e redução nos consumos. O controle de tração permite optimizar a resposta do motor. O modo do motor permite permutar entre o normal “road” e o de piso molhado “Rain” garantindo mais suavidade em condições de piso escorregadio. Também a embraiagem foi revista no sentido de a tornar mais leve e fácil de utilizar garantindo maior comodidade de utilização.

A Triumph Bonneville inclui ainda Luzes Led num design obviamente clássico, punhos aquecidos para aqueles dias mais frios de inverno e uma ficha de ligação de 12 volts para se poderem ligar quaisquer acessórios que necessitem alimentação. A chave da T120 tem ainda um chip integrado de segurança.

Ajustamos os espelhos que não distorcem a imagem graças à quase inexistente vibração do motor da T120 e depois de analisarmos a informação e definirmos nos belíssimos manómetros ao estilo vintage que incorpora o modo em que pretendemos circular arrancamos com enorme suavidade. Os travões Nissin estão à altura do desempenho da moto assegurando uma travagem progressiva e eficiente.

86181

O novo Chassis da T120 e a suas novas suspensões Kayaba garantem uma enorme facilidade de condução e um enorme conforto. Agilidade e estabilidade são características perfeitamente identificadas na condução da T120 que somadas à posição perfeitamente natural do condutor garantem um enorme prazer de utilização. A T120 inclui também de origem o descanso central.

Qualidade

Inspirada nas Bonneville de 1959 a nova T120 incorpora muito da sua filosofia e do seu DNA. Todos os pormenores foram estudados ao seu mínimo detalhe para invocar a magia dos antigos modelos. A qualidade está patente em cada pormenor, desde as linhas fluidas do seu depósito, aos seus emblemas da Triumph, em cada parafuso e elemento, tudo foi estudado e executado com enorme pormenor no sentido de fazer reviver o mito em todo o seu esplendor.

Os cromados são de excelente qualidade e a pintura e lacagem de belíssimo efeito. A harmonia de todo o conjunto é absolutamente fantástica e o espírito que deixa transparecer está perfeitamente identificado com um passado histórico que parece ser mais celebrado que nunca.

Uma nota final sobre o acabamento mate das baínhas da suspensão e do suporte do farol da frente não estarem em harmonia com os acabamentos da época, preferíamos o alumínio escovado por exemplo das tampas de motor ou até mesmo em preto brilhante como os restantes elentos da moto.

Equipamento e Opções

A Triumph Bonneville é já de si uma moto customizada belíssima, diria que perfeita tal como foi concebida. Mas a personalização faz parte hoje em dia das circunstâncias de mercado e a Triumph quis providenciar a sua T120 de alguns acessórios que à partida não alteram o espírito da sua bela moto. Nesse sentido é possível fazer alguns upgrades da Bonneville com equipamento Triumph que consta no catálogo da marca. Destacamos o emblema de depósito opcional de 4 barras típicas da Triumph, bancos com acabamentos diferentes, escapes da Vance & Hines…

Pedro Rocha/Motosport

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.