/André Lagartixa sobe ao pódio no Lamborghini Super Trofeo em Jerez

André Lagartixa sobe ao pódio no Lamborghini Super Trofeo em Jerez

Aos 20 anos, André Lagartixa conseguiu dois pódios da categoria Pro-Am na última prova do Lamborghini Super Trofeo North America, em Jerez de La Frontera, e ainda se estreou nas famosas Finais Mundiais da marca italianaUm jovem português a brilhar nos dois lados do Atlântico. André Lagartixa terminou a sua primeira época no Lamborghini Super Trofeo North America com dois pódios na categoria Pro-Am na derradeira prova da competição, disputada em Jerez de la Frontera. O troféu norte-americano terminou com uma ronda em Espanha e André Lagartixa esteve em evidência, num fim de semana onde também fez a estreia absoluta nas Finais Mundiais Lamborghini, também disputadas em Jerez.

Acompanhado pelo norte-americano Luke Berkeley, André Lagartixa passou para a mais competitiva categoria Pro-Am em Jerez, depois de ter subido ao pódio em Laguna Seca na categoria Am. Na primeira corrida do fim de semana, na quinta-feira, o jovem piloto de Vendas Novas largou do 5º lugar da categoria e terminou em 3º, garantindo o primeiro pódio em Jerez. No dia seguinte, Lagartixa e Berkeley estiveram ainda melhor pois concluíram o Super Trofeo North America com um 2º lugar da categoria, depois de terem arrancado do 7º posto num pelotão com quase três dezenas de concorrentes.

No sábado e domingo, disputaram-se as espetaculares Finais Mundiais Lamborghini, evento que reúne os melhores pilotos dos diferentes troféus da marca italiana. Lagartixa e Berkeley tiveram muito azar logo na primeira corrida, pois um adversário embateu na traseira do Lamborghini da dupla luso-americana logo no arranque, obrigando-os a abandonar com danos no seu carro.

Apesar do trabalho da equipa de mecânicos durante a noite, a direção do Lamborghini não estava a 100 por cento na segunda corrida das Finais Mundiais, que Largartixa e Berkeley concluíram no 7.º lugar da categoria, após quatro ultrapassagens.

“Foi uma experiência incrível para terminar a época”, afirmou o jovem português, de 20 anos, que partiu de Vendas Novas, no Alentejo, para se radicar em Indianápolis, nos Estados Unidos da América. “Podia ter terminado o troféu na categoria Am, mas decidi passar para a Pro-Am porque é mais exigente e me permite evoluir. Nunca pensei fechar o campeonato com dois pódios na nova categoria! Depois, nas Finais Mundiais, tivemos muito azar porque outro piloto destruiu-nos o carro logo no arranque e isso condicionou também a segunda corrida. Mas foi um sonho participar neste grande evento! Quero agradecer à minha família, a todas as pessoas que me vieram apoiar a Jerez, inclusive aos responsáveis da Lamborghini Lisboa, que têm sido espetaculares, ao Filipe Jerónimo e ao Francisco Oliveira, pelas belas imagens que fizeram. Espero voltar ainda mais forte no próximo ano”, referiu André Lagartixa.