Publicidade Continue a leitura a seguir

5 coisas que deve ter em atenção nas viagens de Natal

Presentes volumosos: Todos sabemos que o que interessa é a intenção, mas se uma prenda for de grandes dimensões causa um impacto muito maior... mas isso não quer dizer que o deva transportar no interior do veículo prejudicando a sua segurança. Deve transportá-lo bem preso e de forma a que não prejudique a visibilidade de quem vai ao volante.
Como distribuir o peso? Os presentes devem ser colocados na mala e em caso algum na chapeleira ou nos bancos posteriores, sobretudo se forem muito pesados. Recorde-se que em caso de travagem brusca, circulando a 50 km/h, um objeto de 30 kg pode converter-se numa 'arma' com cerca de 750 kg, multiplicando o seu peso por 25, como adianta Javier Delgado. Um “bom conselho seria colocar os mais pesados no chão quanto mais atrás melhor e colocar os pacotes mais leves em cima”.
Sem entraves ao volante: Ainda que as temperaturas sejam muito frias no exterior, devemos evitar conduzir com casacos, camisolas grossas ou luvas. “Dificultam a nossa liberdade de movimentos e podem comprometer a nossa segurança. É preferível que regulemos a climatização do veículo para uma temperatura média de 22º C”, refere este perito em segurança passiva. Siga o conselho de Javier e deixe o casaco na bagageira...
Visão clara: Nesta época do ano, é muito comum que os vidros do carro se embaciem com facilidade. Ainda que um conselho comum seja passar um pano ou esfregar o vidro com a mão, o melhor é mesmo ligar o sistema de ar do veículo que permite desembaciar os vidros e colocar o sistema em modo automático para ir controlando a humidade do ar.
Alerta máximo: Além de todos estes pontos importantes, o condutor deve estar sempre alerta, sobretudo numa época em que a densidade do trânsito se acentua enormemente e em que se cometem alguns excessos na estrada. Assim, o melhor é optar por uma postura de alerta máximo e cautela na condução. Alguns assistentes de condução como o Front Assist, podem detetar outros veículos e peões, transformando-se em aliados para evitar colisões.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Com a época do Natal chega também o momento que muitos portugueses escolhem para as suas viagens de férias para uma consoada em família.

Para que todas as viagens se cumpram com total segurança, devem ser tidas em conta algumas circunstâncias importantes em termos de acomodamento de compras e de prevenção mecânica que podem parecer insignificantes, mas que de acordo com Javier Delgado, engenheiro do departamento de Segurança Passiva da SEAT, têm muita importância para viagens sem riscos.

Comida, compras e visitas a familiares: por muitos motivos, o Natal é uma das épocas do ano em que mais se recorre ao automóvel, seja para procurar aquele presente especial, seja para levar a viagem de longa distância para ir ao encontro da família ou amigos distantes. Por tudo isso, é também uma época em que o carro é um aliado, devendo-se por isso prestar atenção a uma série de pontos no automóvel.