Publicidade Continue a leitura a seguir

Estacionar à sombra e outras dicas para poupar combustível no verão

Antes de ir de férias, verifique que tem a manutenção do seu carro em dia. Garanta que tem filtros de óleo novos e que usa o lubrificante com a viscosidade correta, pois evita desgaste excessivo ou acumulação de detritos e Garante um funcionamento mais eficiente das peças às temperaturas ideais. Com o calor, não vai querer detritos solidificados dentro das tubagens e do motor.
Evite o uso de combustíveis low cost, pois esta não usam os aditivos incluídos na gasolina normal, que ajudam a manter a queima de combustível mais eficiente. Se precisar de poupar dinheiro no combustível, procure por postos que oferecem descontos, geralmente em parceria com cadeias de supermercados.
Verifique a pressão de ar dos pneus. Esta tem um valor ideal, indicado na lateral do pneu, que quando está vazio causa mais atrito na estrada e consome potência e combustível. No verão, o calor do asfalto desgasta o pneu mais depresa, aumentando ainda mais o atrito.
No verão, está de férias e por isso não há pressa para chegar a lado nenhum. E se quiser ser o primeiro a chegar à praia, o ideal é levantar cedo, não conduzir em velocidade. Por isso, ao volante, troque de mudança mais cedo, não acelere muito, e mantenha a rotação a um nível médio, pois assim consegue manter o consumo de combustível em baixo.
ÀS vezes, para ir de férias, as auto-estradas e os acessos às praias ficam cheios e vai apanhar filas. Por isso, se o seu carro não tiver start-stop, poderá ficar parado muito tempo com o motor ao ralenti, a gastar combustível. Desligar e ligar o motor em semáforos gasta combustístvel, mas se sou souber que vai estar parado durante vários minutos de cada vez, pode desligar o motor para poupar combustível, pois já compensa.
Sempre que puder, estacione o carro à sombra. Quando iniciar uma viagem, não ligue o ar condicionado no máximo, apenas circule devagar com os vidros em baixo durante um minuto, para refrescar o interior. Depois de pouco tempo, pode fechar os vidros e ligar o ar condicionado na velocidade e temperatura ideais.
Se for passar as férias longe de casa, procure conhecer os caminhos para os locais que vai frequentar mais vezes, como hotel, praia ou restaurantes. Se as distâncias forem curtas, 15 minutos a pé ou menos, o ideal mesmo é evitar o uso do automóvel quando não é necessário, poupando combustível para a viagem de volta.

Publicidade Continue a leitura a seguir

As férias de verão significam ir para longe, muitas vezes viajando de carro para locais desconhecidos. As estradas não são familiares, pelo que podemos andar à volta à procura de certas coisas, e depois não sabemos qual é o melhor sítio para estacionar à sombra, nem onde devemos encher o depósito de combustível. Mas estas dúvidas devem estar respondidas antes mesmo de ir de viagem.

Uma família já despende muito dinheiro quando vai de férias, com a estadia, viagem, alimentações e divertimentos. Por isso, qualquer ajuda para diminuir estes custos é bem-vinda. Assim, propomos aqui algumas dicas que vão ajudar os condutores a reduzir os custos de viagem com o combustível durante as férias, mesmo quando vai para longe durante duas ou três semanas.