Areia, sal e restos de cremes solares. Faça assim a limpeza pós-férias

28/08/2021

Estão a esgotar-se os dias de férias. Reserve uma manhã para uma limpeza a fundo do automóvel, obrigatória para eliminar os vestígios de uma família com crianças na praia ou no campo durante o verão.

Por um lado, são as viagens por trilhos e caminhos até às paragens mais aventureiras. Depois, as nódoas de comidas, refrigerantes entornados e restos de gelados nos estofos, para não falar do ‘cocktail’ da época: areia, sal e gordura dos cremes solares.

Não vai ser fácil conseguir recuperar aquela imagem brilhante que quer transportar todos os dias para o trabalho. Mas nós ajudamos.

A ideia é evitar as dispendiosas lavagens profissionais, com estas dicas e ajuda de alguns utensílios e produtos específicos.

Primeiro passo: a banhos

Com a lavagem de alta pressão na estação manual elimina-se a sujidade maior. Atenção: não aproxime muito a agulheta da pintura, plásticos e faróis. Confirme que retira todos os restos de areia e poeiras, para que não risquem a pintura quando passar a esponja.

A esponja. Confirme que está bem limpa, não vai querer que pareça uma lixa a passear na carroçaria do carro. Use-a para retirar dejetos de pássaros ou insetos mortos que ficam teimosamente a ‘queimar’ a pintura.

Volte a limpar as esponjas e escovas com água corrente antes de passar nos vidros, molduras das portas, os espelhos e embaladeiras. Depois, novamente a banhos. Selecione o programa indicado para retirar o sabão e não deixe também de passar água debaixo do automóvel, eliminado os resíduos corrosivos de óleos que ficam na estrada.

Jantes a brilhar

Dê especial atenção às rodas e travões, dirigindo o jato da mangueira para o interior das jantes, de forma a expelir areias e terra que possam danificar discos e pastilhas e desequilibrar as rodas. Aproveite para fazer uma pequena inspeção, espreitando por debaixo para verificar se não há amolgadelas no interior das jantes e zona inferior da mecânica.

Todos os detritos que saltam da estrada, misturados com fuligem que resulta do desgaste das pastilhas dos travões, formam uma pasta espessa e escura que adere às jantes e teima em sair. Aliás, sem detergente específico é difícil devolver-lhes o brilho. Deve aplicar o produto, deixar que atue durante o tempo recomendado na embalagem e só depois lavar com muita água. Os químicos podem danificar a borracha dos pneus ou mesmo as ligas da jante.

Após a lavagem das jantes deve aplicar-se um produto abrilhantador com função protetora.

Carroçaria e habitáculo

Após a lavagem, e secados os vidros (em primeiro lugar) e a carroçaria com uma camurça, não se esqueça de limpar o interior das portas – na zona dos fechos – e desimpedir as grelhas de admissão de ar, junto ao para-brisas. Aqui acumulam-se folhas e detritos que podem, inclusive, levar a infiltrações, por bloquear canais de escoamento.

Para livrar o habitáculo de toda a sujidade acumulada nas férias, comece com a ventilação no máximo. Depois de “soprar”, aspire: remova a sujidade retida nos estofos e tapetes.

A sujidade mais teimosa nos bancos limpa-se com espuma específica para tecidos. Primeiro, amoleça a sujidade, e só depois escove.

Aplique um produto próprio para habitáculos ou pele (se for o caso) em todas as superfícies, não descurando as zonas onde ‘habitam’ os pés, sobretudo por serem geralmente de plásticos duros. Tenha cuidado em não usar limpa-vidros neste procedimento, pois, por terem uma forte componente de álcool, podem ressequir plásticos e outros materiais de revestimento.

Atenção aos cintos. Preocupe-se em fazer desaparecer as nódoas de bebida ou comida, restos de protetor solar ou sal da roupa molhada da praia. Muitas vezes viajamos de janela aberta, permitindo a acumulação de poeiras que sujam a roupa em ocasiões seguintes. Use um ‘dodot’ para garantir boa limpeza em cada um dos lugares.

No fim, novamente com o aspirador, sem esquecer as grelhas de ventilação e ranhuras no tablier, onde o pó se acumula. Um pequeno pincel remove o pó daqueles locais.

Trocar o filtro de habitáculo já é coisa mais indicada para manutenção em oficina, pode optar por aplicar um spray antigermes diretamente nas saídas de ventilação.

O toque de mestre

Finalizar. Comece por inspecionar a carroçaria, se encontrar riscos profundos deve tentar corrigi-los para evitar que se transformem num foco de ferrugem. Preenchas as falhas na pintura com uma camada de cera em redor do local para uniformizar, ou pode utilizar uma caneta especial com tinta da cor da carroçaria. Encontra-as nas lojas da especialidade, onde há também diferentes tipos de cera e de polimento. Sugerimos produtos combinados.

Antes de polir, tenha apenas o cuidado de proteger o plástico e as borrachas.