Publicidade Continue a leitura a seguir

As piores coisas que pode fazer à caixa automática do seu carro

Descer uma estrada inclinada em ponto morto Não só não vai andar tão depressa como julga e gastar combustível sem necessidade, também pode desgastar peças da transmissão devido à falta de lubrificação.
Carregar no acelerador antes de colocar uma mudança Além de ser completamente desnecessário, pois não há qualquer ganho em termos de performance, também causa um desgaste elevado das peças do motor.
Reduzir manualmente quando o carro trava Não é preciso usar o manípulo para travar com o motor como numa caixa manual, a automática já faz isso sozinha. Só vai desgastar as peças da caixa.
Pôr em ponto morto (N) no semáforo vermelho A caixa automática não é como a manual, não há desgaste de embraiagem quando o carro está parado. Pelo contrário, estraga mais a caixa com a mudança para e de ponto morto.
Colocar em modo de estacionamento (P) em andamento Os carros mais modernos bloqueiam este comando, mas num carro mais antigo, se fizer isto arrisca-se a partir a peça da caixa que bloqueias as rodas do carro.
Acelerar muito com tempo frio Existem pessoas que querem andar depressa mal entram no carro, mas em tempo frio, a caixa automática não está bem lubrificada e pode partir-se devido ao esforço.
Andar com o depósito vazio A transmissão automática funciona melhor quando tem boa pressão de líquidos, e isso inclui o combustível, caso contrário afeta a lubrificação e aumenta o desgaste das peças.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Conduzir um carro com caixa de velocidades automática parece simples. Só tem que mexer no volante e os pedais, enquanto a caixa baseia-se na rotação do motor e na pressão feita nos pedais do acelerador e do travão para selecionar uma mudança diferente. Só que até a caixa automática tem truques, e algumas coisas que aprendeu a fazer com caixa manual não se traduzem de forma linear para a transmissão automática. Por isso, evite fazer estas ações.