Segundo as autoridades as desculpas e teorias que explicam a infração variam, a grande maioria infundadas. Verdadeiro ou falso, esta é a lista dos mitos mais comuns sobre a utilização do cinto de segurança:
Conduzo um automóvel com muito sistema de segurança ativa!
Nenhum dispositivo na lista de equipamentos dos automóveis modernos substitui o cinto de segurança. Ao contrário, todos os sistemas são complementares. Só o cinto de segurança impede que o ocupante do veículo seja projetado em caso de embate violento.
Na cidade o cinto de segurança não é necessário!
Para além de obrigatório, o uso do cinto de segurança em cidade é fundamental em qualquer momento da condução, mesmo dentro das pacatas localidades. Basta perceber que a 50 km/h, um embate frontal pode ser fatal. Os estudos revelam que a esta velocidade uma pessoa com 70 kg seria projetada com um peso superior a 3000 kg.É já ali, não preciso colocar o cinto!
A estatística mostra que é precisamente o oposto; a maior efetividade do cinto de segurança regista-se a baixas velocidades. Perceba que se embater num objeto parado à velocidade de apenas 20 km/h, o seu peso corporal multiplica-se por 15!
Muito ocupantes saíram ilesos de um acidente porque foram cuspidos do automóvel!
As autoridades avisam que quando uma vítima é projetada para fora do automóvel as probabilidades de sofrer uma lesão medular aumentam 1300%…
Falso: os estudos provam que o uso do cinto de segurança no banco frontal diminui em 45% as probabilidades de morte em caso de acidente; banco traseiro reduz-se em 75% o risco.