Publicidade Continue a leitura a seguir

Cruise control: Poupa ou gasta mais combustível?

O cruisecontrol é um sistema que, eletronicamente, gere a velocidade do veículo, sendo particularmente útil em percursos de autoestrada, onde tendencialmente as mudanças de velocidade são pouco variadas. Os automóveis mais avançados dispõem mesmo de tecnologia de radar que permite gerir a distância para o veículo da frente, reduzindo e aumentando a velocidade consoante a do automóvel que o precede.
É comum em autoestrada acionar-se o cruise control e deixar o veículo 'assumir as rédeas' da velocidade, estabelecendo-se uma velocidade que, depois, será mantida a subir ou a descer (embora nas descidas mais inclinadas, alguns sistemas tenham dificuldades para manter a velocidade).
O software de controlo do cruise control faz com que o binário do motor seja bastante mais solicitado nas subidas, com a gestão eletrónica a incentivar a subida de regime mais rápida para que assim consiga manter a velocidade constante pré-programada. Caso optasse pela aceleração manual, o condutor poderia beneficiar de uma maior ligeireza no pedal do acelerador, optando por demorar um pouco mais nesse esforço, mesmo que tal implicasse uma ligeira perda de 5 ou 10 km/h.
Por outro lado, nas descidas, o condutor não tira partido do relevo para ganhar ou recuperar alguma velocidade que depois pode ser aproveitada em plano ou nas subidas, ajudando a limitar o consumo de combustível.
No entanto, não é uma ciência exata. O cruise control, em terreno plano, pode permitir maior eficiência na condução, mas é nas subidas que as suas vantagens se tornam invisíveis (se se excetuar o facto de permitir uma velocidade constante). Uma dica pode ser a de utilizar o cruise control no plano e desligá-lo quando se aproxima uma subida, devendo o condutor 'ler' melhor o percurso que tem pela frente. Ainda assim, o cruise control é um excelente aliado na eficiência dos consumos, havendo apenas pesar também o nosso próprio estilo de condução, que pode ser mais eficaz numa determinada autoestrada do que um sistema de gestão automática.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Entendido como um sistema de elevada eficiência e comodidade, o cruise control é hoje praticamente uma tecnologia banalizada na indústria automóvel, podendo ser encontrada em todos os segmentos, mesmo que nalguns casos de forma opcional. Contudo, muitos condutores notam uma ligeira tendência de aumento dos consumos.

Daí o facto de muitos se interrogarem se o cruise control, que trata de manter a velocidade constante e, mais recentemente, até a distância de segurança para o veículo da frente, não tem implicações nos consumos do automóvel.

Leia a resposta na galeria acima e conte-nos, nos comentários, qual é a sua experiência.