Publicidade Continue a leitura a seguir

A via da esquerda da auto-estrada é para ultrapassar, não para passear

Não interessa a velocidade a que se circula, nem se vai dentro do limite de velocidade, além de ser uma contra-ordenação muito grave, é garantidamente perigoso circular numa via que não a da direita. Esta é a situação que acontece um pouco por toda a Europa, enquanto na América do Norte, dependendo do estado, nem sempre é proibido circular à esquerda, mas há locais com leis que o obrigam a sair da frente de carros mais rápidos.
Mesmo não circulando à esquerda, também não deve fazê-lo na faixa do meio. Há quem acredite que é mais seguro, pois pode fugir para as outras duas faixas, mas não é.
Se fugir para a direita, é provável que encontre trânsito nas outras duas, andando mais depressa, e se mudar de faixa vai obrigá-los a fazer uma travagem de emergência, podendo até ser impossível evitar o embate. Se circular pela direita, em caso de emergência, pode sempre desviar-se para a berma.
Em caso de fluxos de trânsito mais intensos, ao circular no meio ou à esquerda, está a impedir outros carros de concretizarem ultrapassagens, criando engarrafamentos e aumentando as emissões poluentes numa determinada área.
Poderá também causar uma situação de perigo em que os outros condutores irão ziguezaguear entre o trânsito.
E, se receber um sinal de luz como aviso para sair da faixa de ultrapassagem, nunca trave levemente para assustar o carro atrás de si.
Circular na via da esquerda ou do meio sem que exista trânsito que o justifique na da direita corresponde a uma contraordenação muito grave, punida com 60 euros (valor mínimo) e com a perda de 4 pontos na carta de condução. Além disso, pode receber ainda uma sanção acessória de inibição de conduzir entre 2 a 24 meses.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Código de Estrada é bastante claro quanto à forma como se deve circular em auto-estrada ou noutras estradas com mais de uma via. É obrigatório circular na via da direita, e usar as outras (sejam duas ou mais) apenas para fazer ultrapassagens ou, em caso de vias que se bifurcam, para selecionar a sua direção. No entanto, um péssimo hábito que se verifica com frequência é a quantidade de condutores a circular devagar no meio ou ao direita. E esses condutores lentos estão a causar perigo para todos os outros.