A cidade de Lisboa vai passar a ter duas novas zonas de estacionamento criadas pela autarquia com o intuito de dissuadir a utilização do automóvel nalgumas zonas, caracterizando-se essas duas novas cores – preto e castanho – pelo custo substancialmente mais elevado do que nas demais áreas geridas pela EMEL.

Esta é uma medida a implementar pelo novo Regulamento Geral de Estacionamento e Paragem na Via Pública aprovado pela Câmara Municipal de Lisboa, que irá provocar algumas alterações na forma como os automobilistas – sejam residentes ou não – irão estacionar na capital.

Assim, uma das medidas mais importantes passará pela criação de duas novas zonas de estacionamento pago, sob supervisão, uma vez mais da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), que correspondem às cores castanha e preta, sendo estas as mais caras em termos de estacionamento.

Os lugares da cor castanha terão um custo de dois euros por hora, enquanto os da zona preta terão um custo de três euros por hora, não excedendo as duas horas de parqueamento. A ideia é promover a rotatividade dos lugares de estacionamento, dissuadindo, também, a utilização do automóvel particular, sendo estas zonas previstas para implementação no eixo central de Lisboa, ou seja, na Avenida da Liberdade e zona da Baixa.

Outra alteração prevista pelas novas regulamentações de estacionamento é a criação do estatuto de residentes sem carro que recorrem a mobilidade partilhada, podendo estes estacionar os veículos de mobilidade partilhada nos locais reservados a residentes.