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Michelin avisa: pneu barato sai caro!

Com as ditas marcas brancas ou de low cost que inundaram o mercado com produtos a preços bastante mais acessíveis, a Michelin alerta para a necessidade de estender os critérios de rotulagem a pneus carecas
Na pista de testes, com cerca de 1 mm de água no asfalto, compararam-se performances com resultados impressionantes: 18 metros de diferença na distância de imobilização (80-0 km/h) de dois automóveis com o mesmo peso, quilometragem e estados de funcionamento.
O carro A, equipado com pneus Michelin novos consegue travar em 38,5 m; o carro B, com pneus de uma marca low cost, nas mesmas condições necessita 56,7 m para a imobilização total.
Tão ou mais relevante é a diferença entre pneus desgastados: o low cost prolonga a travagem em molhado por mais de 20 metros!
Contas feitas, melhor performance na travagem em molhado com pneus ditos premium no limite legal de desgaste dos que com borrachas novas de uma marca low cost.
LLP Vienne

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A Michelin garante que os seus pneus no limite legal do desgaste têm melhor desempenho do que um pneu barato novo. Quão melhor? A marca francesa comparou uns e outros e os resultados impressionam…

Os pneus são a derradeira ligação do veículo à estrada, elos fundamentais da dinâmica, conforto e segurança. Contudo, a reduzida atenção dada pelos automobilistas ao estado de conservação dos pneus continua a caraterizar negativamente os sucessivos estudos realizados por fabricantes. E porque a condução com ‘borrachas’ em mau estado (ou com pressão incorreta) agrava os riscos de segurança, marcas como a Michelin defendem que a certificação europeia dos pneus passe a integrar também as performances destes produtos em estado avançado de uso, com a altura mínima regulamentar da profundidade da escultura (1,6 mm).

O fabricante francês vai mais longe nos argumentos para tentar convencer as autoridades europeias certificadoras e garante que um pneu de marca de prestígio (em que se inclui), mesmo no limite do desgaste, é tão ou mais eficaz do que um de marca low cost novo. Para a Michelin, pneus bastante desgastados mas de boa qualidade têm ainda melhor aderência em piso molhado (maior capacidade de travagem e estabilidade em curva) e até contribuem mais para a economia de combustível do que qualquer pneu barato… novo!

Nos mais recentes testes que realizou para avaliar a eficácia em travagem em piso molhado, a marca comparou o desempenho de pneus Michelin e low cost, em dois estados extremos de uso: novo e no limite legal (1,6 mm). Resultado: mesmo os pneus mais caros usados, quase carecas, tiveram melhores resultados do que pneus baratos novos.