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Pneus de medidas diferentes no mesmo eixo: legal ou ilegal?

Posso usar pneus de medida diferente dos de fábrica? Sim, há sempre essa possibilidade, até porque os fabricantes têm sempre diferentes medidas previstas – antevendo, por exemplo, o lançamento de variantes mais desportivas –, mas deve ter em atenção as medidas que estão presentes no documento único automóvel. Caso fuja dessas, estará a incorrer numa contraordenação ou numa possibilidade de chumbo na Inspeção Periódica Obrigatória (IPO).
Medidas diferentes no mesmo eixo? Absolutamente fora de questão. Pneus com medidas diferentes no mesmo eixo não são permitidos por lei, arriscando coima caso o faça, além de questões técnicas relativas por exemplo aos diferentes níveis de desgaste e de consumo. Há ainda uma questão de segurança, já que o sistema ABS, por exemplo, avalia a velocidade de cada roda para assim atuar. Diferentes medidas terão consequências ao nível da leitura de velocidade de rotação dos pneus.
E medidas diferentes entre os dois eixos? Aqui, a questão é diferente, já que alguns automóveis têm medidas distintas entre os dois eixos, com os pneus da frente e os traseiros a revelarem dimensões distintas, usual sobretudo nos desportivos de alto gabarito. Contudo, esses são casos pensados de raiz, estando previstos no 'livrete' e não deixados ao critério de cada proprietário. Assim, essa solução também não é aprovada para circulação na estrada.
Marcas diferentes no mesmo eixo? Se o fizer vai lamentá-lo. Uma vez mais, esta é uma situação que, embora não tenha indicação no Documento Único, também tem explicação simples: o mesmo eixo não pode ter pneus de duas marcas distintas, o que quer dizer que o pneu do lado esquerdo não pode ser da marca A e o do lado direito da marca B.
E marcas diferentes entre eixos? Aqui, há uma diferença. Os pneus do eixo dianteiro podem ser os dois da marca A e os do eixo traseiro da marca B, todos na mesma medida (salvo os casos previstos), sem que isso acarrete sanções ou chumbos na IPO. Marcas diferentes no mesmo eixo é que não.

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A dúvida é comum a muitos automobilistas, sobretudo, naqueles que procuram oferecer ao seu automóvel um visual mais desportivo. Aumentar as dimensões do binómio pneu/jante é uma forma relativamente simples de melhorar a aparência do automóvel, mas também de melhorar a estabilidade em curva.

Porém, alterar as medidas dos pneus e das jantes pode levar a contraordenações caso não se tenham em atenção alguns detalhes importantes, os quais são abordados na galeria acima.