O comando do sistema de recirculação de ar no habitáculo está entre os botões ‘esquecidos’ no painel de bordo dos automóveis. Serve para impedir a entrada de poeiras ou maus cheiros no habitáculo, mas pode ameaçar a segurança dos ocupantes se acionado indevidamente!

Se é do tipo de condutor que só folheia o manual do automóvel em caso de avaria, é muito provável que ainda tenha dúvidas sobre as funções exatas de alguns botões instalados no painel de bordo, como o comando do sistema de recirculação de ar no habitáculo (na foto), que é dos mais ‘misteriosos’… Sabe o que é e para que serve? Nós ajudamos.

Normalmente posicionado junto dos restantes comandos do sistema de refrigeração do automóvel, o botão de recirculação do ar tem a finalidade principal de evitar a troca do ar no interior do carro com o ambiente externo. Aciona-se, por exemplo, em dias de calor, quando o habitáculo está muito quente, para ajudar acelerar o processo de refrigeração. E também é especialmente útil quando circulamos em pisos de terra, para bloquear a entrada de poeira no ‘cockpit’. O mesmo também impede a entrada de fumos de escape provenientes dos automóveis que seguem imediatamente à nossa frente.

Mas, cuidado, esta função ativa por demasiado tempo pode ser perigoso para a saúde de todos os ocupantes, que passam a respirar apenas o oxigénio disponível no interior do carro, que estará agora hermeticamente fechado!

Com a recirculação do ar condicionado acionada, o sistema impede a entrada de ar externo na cabine e trabalha apenas com o ar ‘viciado’ que já está dentro do veículo. Os ocupantes gastam o oxigénio e libertam dióxido de carbono que, em altas concentrações acarreta perigos para a condução, podendo acelerar as sensações de fadiga e sonolência

Alguns modelos mais recentes dispõem de sistemas que se desligam automaticamente, mas se não é caso do automóvel que conduz evite usar está função por mais de 10 minutos.