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Como retirar toda a areia do carro depois da praia

Tapetes de época: Sendo um dos elementos mais simples do habitáculo, é também um que pode dizer muito sobre a aparência interior do veículo. Os tapetes protegem o revestimento interior do piso do carro de água ou de lixo que venham com os pés dos ocupantes, sendo comum que se acumulem detritos – pedras, terra ou outros elementos – nos tapetes, onde os pés são geralmente colocados. Assim, pode ser uma opção interessante ter um jogo de tapetes – dos mais baratos – para o verão e outro para o inverno. Quando acaba o verão e a época de praia, bastará uma aspiração do interior e mudar os tapetes. Simples e eficaz.
Protetores de bancos: Alguns podem não gostar por ser uma questão de ‘parolice’, mas as capas ou proteções dos bancos podem ajudar a manter os seus tecidos em bom estado da agressividade da areia. Recorde-se que a areia pode ajudar a desgastar superfícies pelo seu atrito que pode se tornar agressivo, por exemplo, em revestimentos de tecido.
Limpeza de pés: Conselho igualmente simples, mas por vezes descurado. Limpar os pés antes de entrar no carro é uma boa forma de deixar a areia onde ela deve estar: na praia. Usar uma toalha para limpar os pés é uma boa solução e a mais fácil. Mais difícil será se a areia estiver húmida. Mas um pouco de insistência e o recurso ao pó de talco – para absorver a humidade – podem fazer a areia soltar-se com mais facilidade. Outra opção é a levar uma pequena garrafa de água no carro para servir de 'lava-pés' depois de uma ida à praia. No interior, depois da praia, deve-se depois aspirar profundamente todos os cantos e recantos.
Limpeza com ar comprimido: Se puder e tiver acesso a um sistema de ar comprimido, opte por utilizá-lo entre os painéis da carroçaria, de forma a soltar areia que ainda esteja presa em áreas recônditas. Com isso, evitará que a mesma se mantenha agarrada e que possa criar pequenos arranhões que, a pouco e pouco, vão deteriorando a pintura na sua generalidade.
Limpeza com água: Depois de retirada a areia (ou em alternativa), a solução mais simples é utilizar água sob pressão para devolver o brilho à carroçaria, a partir de uma qualquer mangueira com agulheta ou ponto de lavagem. Mas é preferível não esfregar a chapa nesta fase, uma vez que podem restar um ou outro grão de areia e com a pressão de esponjas ou panos, arranhar a pintura.
Chassis e carroçaria: Muitas das praias têm igualmente areia em áreas circundantes que, usualmente, é levada pelo vento. Muita dessa areia pode-se alojar na parte inferior do veículo, o que aliado à exposição igualmente a uma situação de proximidade à água salgada do mar, pode acelerar o processo de corrosão de partes metálicas sem que as mesmas sejam evidentes. Assim, outra dica importante é limpar o veículo nas zonas inferiores – cavas das rodas, jantes e secção escondida do carro, ou a sua ‘barriga’, se preferir – para retirar qualquer resquício de areia.

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Se há algo de que a grande maioria dos portugueses não abdica é das idas à praia durante o verão. Quase uma instituição nacional, a época de praia é uma das mais desejadas pela larga maioria dos portugueses, coincidindo com a fase de férias de estudantes e de trabalhadores.

Mas é também, uma altura em que os carros são sujeitos a esforços suplementares devido ao aumento das temperaturas, às longas filas de trânsito e, numa circunstância muitas vezes ignorada pelos proprietários, à ‘invasão’ do habitáculo por areia trazida da praia.

Mesmo que não pareça, a areia da praia pode provocar alguns danos no interior e também no exterior de um carro, pelo que deixamos aqui algumas dicas para combater esse ‘invasor’ indesejado nos meses de verão.