Publicidade Continue a leitura a seguir

Sete fobias relacionadas com automóveis

Amaxofobia – Medo de andar de carro. A fobia mais generalizada da lista é também reconhecida medicamente como uma verdadeira fobia, e traduz-se em ansiedade cada vez que uma pessoa entra para o interior de um automóvel, justificando-se com a possibilidade de se envolver num acidente a qualquer movimento como uma travagem, curva apertada ou razia. Em termos generalistas, pode manifestar-se mais facilmente entre passageiros que condutores, já que o passageiro não está no comando da viatura.
Acrofobia – Medo de lugares altos. Esta fobia também é reconhecida medicamente. Num automóvel geralmente traduz-se com a possibilidade de se envolver num acidente específico, como cair de um precipício. Ao volante, geralmente o condutor reduz a sua condução a um ritmo bastante lento, quase parando nas curvas, ou deslocando-se para o meio das duas faixas (isto sim, é realmente perigoso) para evitar ficar perto da berma.
Gefirofobia – Medo de atravessar pontes. Relacionada com as duas anteriores, e também reconhecida medicamente antevê a possibilidade de despiste para fora da ponte, ou um abatimento da estrutura da mesma. Quando ao volante, o condutor arrisca-se a reduzir bastante o ritmo e a sobressaltar-se quando sente uma rabanada de vento na carroçaria ou quando ouve o som metálico de passar por cima de uma junta de dilatação.
Tacofobia – Medo de velocidade. Embora não seja reconhecida como uma fobia real, a simples sensação de velocidade pode causar ansiedade numa pessoa. O medo pode ser ampliado quando não há uma sensação de proteção no veículo, especialmente num automóvel descapotável ou numa moto, onde o passageiro não está completamente protegido por uma estrutura.
Estenofobia – Medo de lugares apertados. Ao volante, traduz-se num condutor que tem medo de passar por uma rua apertada ou um túnel, reduzindo bastante a velocidade e tentando afastar-se o mais possível de qualquer muro ou automóvel estacionado ladeando a estrada. Traduz-se também em dificuldades em estacionar, muitas vezes resultando na ocupação de dois lugares de estacionamento por um único carro ou estacionamento paralelo ao passeio deixando metade do carro na faixa de circulação.
Alodoxafobia – Medo de opiniões diferentes. Ao volante, verifica-se em pessoas com pouca confiança ao volante, que ficam paralisadas quando se sentem criticadas por outros condutores, especialmente quando ouvem a buzina de outro carro e estão a tentar realizar uma manobra mais complicada.
Agirofobia – Medo de atravessar a rua. Verifica-se em pessoas que se sentem ameaçadas pelo movimento de um veículo de uma tonelada de peso em movimento e que isto resulte num atropelamento. Geralmente os peões hesitam em atravessar a rua mesmo quando um carro para na passadeira para os deixar passar ou quando o semáforo está favorável, ou atravessam a rua a correr mesmo quando não há um veículo à vista.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Fobias são medos irracionais, que se manifestam quando não há motivo, sobre coisas que para outros podem não parecer importantes. Os automóveis, a condução e o trânsito automóvel também causam medo irracional nas pessoas.