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Sete sinais de que o seu carro não está bem

Desvios em reta: Com a chegada do inverno, muitas das estradas ficam mais deterioradas, acabando muitas vezes as poças de água por esconder eventuais 'armadilhas' como buracos profundos. Acertar num desses buracos pode desalinhar a direção, mas também causar danos na suspensão, sendo que nem sempre é fácil detetar a sua origem. Caso o veículo fique a 'fugir' para qualquer um dos lados, pode ser uma consequência de pressão incorreta de um dos pneus, desalinhamento da direção ou quebras em elementos da suspensão. Verifique também o desgaste dos pneus: desgaste desigual entre pneus de um eixo pode ser sinónimo de desalinhamento.
Cheiros: O habitáculo deve ser um espaço imune a odores provenientes do motor ou do sistema de escape. Quando tal acontece, algo pode estar seriamente grave com algum dos componentes, sendo provável que existam fugas do líquido de arrefecimento, do óleo do motor ou quebra de alguma peça do sistema de escape. Dedique atenção a esta particularidade, que pode ser um indicador de algo mais grave. Cheiro a embraiagem queimada pode ser um efeito de engarrafamentos, sobretudo em subidas íngremes, mas não costuma ser algo de demasiado grave.
Dificuldade na ignição: Quando o esforço para ligar o motor aumenta, algo também não está bem. Uma das causas mais comuns tem que ver com o desgaste da bateria. Geralmente, uma bateria a 'dar as últimas' resulta em arranque mais difícil, revelando-se também na diminuição da intensidade dos faróis, luz interior ou sistemas elétricos (como por exemplo a direção assistida elétrica). Verifique a bateria e mantenha os bornes da mesma limpos e sem corrosão, que surge na forma de detritos brancos. Também o alternador e velas podem ter de ser substituídos.
Líquido no chão: Há quem diga, em tom de graça, que essa é uma forma de 'marcar território', mas as fugas de líquido - não apenas óleo - podem ser graves sintomas de problemas com o motor do carro. Se for óleo, existe uma fuga que pode tornar a quantidade de óleo no motor deficitária, ao passo que se for de líquido de refrigeração, é o sistema que mantém o veículo em temperatura normal a 'sofrer', o que pode levar a um aquecimento excessivo. Quanto maior a poça, mais urgente se torna a viagem ao mecânico.
Fumos: O tubo de escape serve para libertar as emissões poluentes produzidas pelo motor, mas quando em excesso e com cores muito óbvias revela problemas 'a bordo'. Por exemplo, um veículo que emita muito fumo branco pelo escape e em que o líquido de refrigeração desaparece depressa é sinal de complicações na junta da cabeça do motor. Fumo de tonalidade azul implica problema semelhante, mas com o óleo, que pode estar a ser queimado no processo de combustão. Muita gente opta apenas por restabelecer os níveis dos respetivos líquidos, mas quanto mais arrasta o problema, mais grave será.
Avisos luminosos: Os símbolos luminosos no painel de instrumentos têm cores por um motivo. Os alertas cor de laranja são geralmente graves e devem ser abordados com rapidez de forma a não tornar um problema de seriedade média num mais dispendioso.
Inclinação excessiva: De igual forma, em condução normal, um carro com rolamento excessivo da carroçaria ou inclinação evidente por exemplo em travagem (com a frente a afundar em situações que não sejam de emergência) podem significar problemas nos amortecedores. Se os pneus ligam o veículo ao asfalto, ter uma suspensão em mau estado é como ter pernas dormentes num corpo, impossibilitando um controlo perfeito do veículo.

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Ter problemas mecânicos quando se está ao volante de um carro é um dos principais receios de muita gente, mas praticamente incontornável. Ainda assim, tal como no corpo humano, existem muitos indícios de que algo não está bem, alguns mais visíveis do que outros.

Se abordados atempadamente, existe uma forte probabilidade de os conseguir evitar ou, pelo menos, de não ficar parado à beira da estrada com o colete vestido enquanto espera pelo reboque.

Fique a conhecer (ou recorde apenas), alguns sinais de que a ‘saúde’ do seu companheiro de viagem não está a 100%.